Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CPI da Espionagem quer acesso a 20 mil documentos vazados por Snowden

Documentos foram vazados pelo ex-técnico da NSA (Agência de Segurança Nacional), Edward Snowden, ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald

Integrantes da CPI da Espionagem do Senado se preparam para pedir acesso aos cerca de 20 mil documentos secretos que revelam como os EUA monitoram diferentes países, entre eles o Brasil. 

Os documentos foram vazados pelo ex-técnico da NSA (Agência de Segurança Nacional), Edward Snowden, ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald.

Segundo o relator da CPI, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o pedido deve ser feito diretamente ao jornalista, que será convidado a falar na comissão já na próxima semana. Colunista do jornal britânico "The Guardian", Glennwald, é o responsável por divulgar documentos como os que indicam que a presidente Dilma Rousseff foi monitorada pelos EUA. 

Ele já informou a integrantes da CPI que a legislação norte-americana lhe permite publicar as informações repassadas por Snowden em veículos de comunicação. Contudo, ele alega que pode responder por vazamento de informação sigilosa caso repasse a documentação ao Senado. 

"Vamos usar todas as prerrogativas que a CPI tem direito. Se solicitarmos, tem o mesmo peso do pedido de um juiz. Precisa ser entregue", explicou Ferraço, após o fim da reunião da comissão hoje. 

Quando esteve no Senado falando sobre o tema, Greenwald revelou que teve acesso a cerca de 20 mil documentos diferentes, parte deles criptografados. 

Além de terem aprovado requerimento para ouvir o jornalista, a CPI também decidiu convidar cinco ministros. Fonte: FolhaPress

Nenhum comentário: