Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CPI Transporte Coletivo ouve especialistas em transporte coletivo

Fotos: Marquinhos de Oliveira/CMM

Hoje (26) em reunião de mais de 3 horas os vereadores, Luciano Brito (PSB) - presidente, Humberto Henrique (PT) - relator, Chico Caiana (PTB), Capitão Ideval (PMN) e Marcia Socreppa (PSDB) membros da CPI do Transporte Coletivo ouviram os diretores da empresa LOGITRANS de Curitiba, que prestaram consultoria contratada pela Prefeitura de Maringá para assessorar a elaboração do Edital de Concorrência Pública para a contratação do serviço de transporte coletivo em Maringá. 

Os vereadores fizeram cerca de 50 (cinquenta) questionamentos aos engenheiros Antonio Carlos Marchezetti e Garrone Reck desde a elaboração do edital do transporte, a planilha de custos e a forma de elaboração desses valores.

Foram também questionados sobre avaliações acerca da melhoria do transporte coletivo em Maringá e sobre mudanças que pudessem ser implementadas em Maringá.


Acerca da oitiva assim se manifestou o presidente da CPI, vereador Luciano Brito, "foi muito enriquecedor para os nossos trabalhos esta reunião, tínhamos dúvidas em relação a dois pontos fundamentais em relação aos custos e a composição da planilha, em relação ao recursos humanos lançados na planilha e que representam cerca de 50% do custo da tarifa, verificamos que o número de funcionários contratados são inferiores ao lançados na planilha, o fato ocorre em virtude de que a empresa pode utilizar uma fórmula que simplificadamente é o Fator de Utilização da mão de obra, em que um número x de horas extras pagas representa 1 funcionário contratado, outro ponto é o de que para análise de custos como o óleo diesel, lubrificantes e pneus, que representam outros cerca de 25% não pode se levar em conta o preço real e sim o preço médio que a empresa concessionária assumiu o risco de não cobrar acima do mesmo".

Ainda falando sobre a qualidade o vereador Luciano Brito disse "Maringá vai ter que enfrentar o problema, incentivar o transporte coletivo com as faixas exclusivas e corredores para ônibus em detrimento do transporte individual e o subsídio da tarifa como ocorre em Curitiba em que o valor do custo da tarifa é de R$2,90, mas o usuário paga R$2,70 e o de São José do Rio Preto em que a tarifa é de R$2,54, mas o usuário paga apenas R$2,00" tudo isso precisa ser discutido pela comunidade e levado em consideração neste momento.

Nenhum comentário: