Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

74% dos brasileiros querem punição a condenados do mensalão

De acordo com as sentenças do Supremo Tribunal Federal, 11 dos réus deverão cumprir suas penas em regime de reclusão 

 Cerca de 74% dos brasileiros querem que as penas aplicadas aos 25 condenados no julgamento do esquema conhecido como mensalão sejam executadas imediatamente, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1º). 

A enquete foi realizada pela empresa Datafolha e mostra que 14% dos consultados considerou que os réus deveriam ser julgados novamente. No entanto, 12% preferiram não responder sobre o assunto. 

O Datafolha explicou que durante a pesquisa foram entrevistadas 4.717 pessoas de 196 cidades nos dias 27 e 28 de junho. De acordo com as sentenças do Supremo Tribunal Federal, 11 dos réus deverão cumprir suas penas em regime de reclusão. 

Outros 11 foram condenados à prisão em regime semi-aberto. Os três restantes, receberam pena menor que três anos e por isso poderão responder ao processo em liberdade. As penas, no entanto, não foram executadas pois o STF ainda não terminou de examinar os últimos recursos permitidos às defesas dos réus. 

O presidente do órgão, Joaquim Barbosa, declarou em fevereiro deste ano que a corte esperava concluir essa análise e executar as penas ainda durante o primeiro semestre de 2013, mas sua previsão não se cumpriu. Somadas, as penas de todos os condenados totalizam quase 280 anos de reclusão. 

A maior sentença foi a do publicitário Marcos Valério, de 40 anos, que pôs suas empresas a serviço de uma rede de corrupção organizada pelo PT em 2002. Fonte: EFE via Gazeta do Povo

Nenhum comentário: