Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Richa assina ampliação da Hora-Atividade dos professores

O governador Beto Richa sancionou nesta quinta-feira (09/05) lei histórica que aumenta a hora-atividade dos professores da rede estadual de educação do Paraná, uma antiga reivindicação da categoria. Agora, os professores terão mais tempo para se dedicar à preparação de aulas, correção de provas e estudos. O projeto foi proposto pelo próprio governador e aprovado por unanimidade pelos deputados em maio passado.

“O diálogo e o respeito têm assegurado conquistas históricas para nossos profissionais da educação e para a qualidade do ensino no Paraná. O direito da hora-atividade é mais uma delas, agora assegurado em lei”, destacou o governador.

Agora, o texto do Plano de Carreira do Quadro Próprio do Magistério do Paraná define um terço da carga horária para o professor trabalhar na escola sem interação com o aluno. A nova lei começa a ser aplicada já no segundo semestre deste ano.

Das 20 horas-aula semanais, os professores passarão a contar com o tempo de seis aulas exclusivo para planejamento de trabalho, atendimento aos familiares, pesquisa e outras atividades que precisam ser feitas fora de sala de aula, mas dentro da escola.

Em fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação tinha avançado de quatro para cinco aulas semanais de hora-atividade. “É mais um reconhecimento do Governo do Estado à dedicação, ao trabalho e compromisso da categoria com a qualidade do ensino oferecido aos alunos da rede estadual. Em menos de seis meses avançamos 50% no regime de hora-atividade”, afirmou o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

Para assegurar o impacto pedagógico da medida, a Secretaria e a APP-Sindicato trabalham juntos numa proposta para que a ampliação da jornada extraclasse acrescente qualidade, atualidade e profundidade aos conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula.

“É fundamental reservar tempo no horário de trabalho para que os professores tirem suas dúvidas e planejem as aulas, tendo como foco o estudante e seu aprendizado”, declara a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

VALORIZAÇÃO - O aumento salarial dos professores do Estado foi de quase 35% nos últimos dois anos. O Governo do Paraná também está atendendo a uma antiga reivindicação para equiparar os salários do magistério ao dos técnicos de nível superior. A diferença entre as carreiras era de 26%. Em outubro será paga a última parcela, que estava prevista para 2014 e será antecipada.

Outro grande avanço é a contratação de professores por meio de concurso público. Em quatro anos serão cerca de 30 mil novos profissionais. Entre 2011 e 2012, foram efetivados 17.261 funcionários no quadro de servidores da Secretaria da Educação. Agora, a secretaria lançou concurso para seleção e contratação de mais 13.771 professores e pedagogos. Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: