Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comissão de Ciclovias da Câmara estuda implantação de rede cicloviária em Maringá

A Comissão Especial de Estudos sobre Ciclovias da Câmara Municipal de Maringá, formada pelos vereadores Luciano Brito (PSB), Carlos Mariucci (PT), tenente Edson Luiz (PMN) e Belino Bravin (PP) esteve reunida nesta quinta-feira (9) e ouviu uma exposição do professor da UEM Carlos Sicca que é membro do Conselho Universitário da UEM e que tem se dedicado ao estudo do uso da bicicleta, e o representante do movimento Bicicultura Maringá, Reinaldo Almeida.

A Comissão o professor Carlos Sica afirmou "sou um cicloativista que sonha usufruir de uma infraestrutura cicloviária completa na cidade canção, atualmente Maringá tem 360 mil habitantes, 260 mil veículos, 17 quilômetros de ciclovias num território 95% ciclável. Conforme a Setrans, existem 400 mil bicicletas em Maringá, mas onde estão elas? Certamente, foram guardadas pelos seus donos motivados pelo instinto da sobrevivência. Mas, por que não a usamos como alternativa de transporte como ocorre em outros municípios”. 

Sica também apresentou o exemplo da cidade de Toledo, cidade que visitou e que tem um programa de incentivo ao uso da bicicleta e que criou uma rede cicloviária que tem 40 quilômetros de ciclovias, cinco pontos estratégicos para aluguel de bicicletas, à população de 100 mil habitantes. 

O presidente da Comissão, vereador Luciano Brito (PSB) assim se pronunciou acerca da importância dos trabalhos "creio que a relevância dos nossos trabalhos é muito clara, nosso trânsito é violento e não favorece  o uso da bicicleta como meio de transporte, como lazer e socialização ou para a promoção da saúde, portanto Maringá que é um cidade moderna precisa avançar muito nesta área e queremos dar a nossa contribuição, ouvindo e ao final propondo soluções e cobrando uma mudança no paradigma para implantar efetivamente um processo gradativo de rede cicloviária em Maringá".

Nenhum comentário: