Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 16 de abril de 2013

Câmara aprova projeto de prevenção a trote telefônico em Maringá

Foto: Marquinhos/CMM


Vereador Luciano Brito (PSB) defendendo o projeto de lei

Na sessão desta terça-feira (16) os vereadores aprovaram, em primeira discussão, projeto do vereador Luciano Brito (PSB) instituindo medidas de colaboração na prevenção e repressão ao trote telefônico nos serviços públicos de emergência. Objetivo é unir esforços para resolver o problema. 

O projeto propõe, entre outras ações, palestras e campanhas educativas para pais, crianças, adolescentes e lideranças comunitárias. Também prevê o aproveitamento de câmeras de vigilância do Município para identificar quem passa trotes por telefones públicos. 

A proposta inclui ainda a criação do “Dia de Esclarecimento sobre os Malefícios do Trote Telefônico aos Serviços de Emergência”, que será realizado anualmente na terceira quarta-feira do mês de abril, durante a Semana Cívica Tiradentes.

O vereador Luciano Brito falando sobre o assunto disse "o trote telefônico tem causado graves prejuízos aos serviços públicos de emergências, cerca de 40% das ligações no 190 e 193 em Maringá, são trotes, em sua maioria praticados por crianças, uma brincadeira que tem causado mal a todos os que precisam de ajuda em momentos de crise. 

Mesmo com o treinamento adequado dos atendentes que identificam que a ligação se trata de trote, o 190 em Maringá tem recebido um média diária de 900 ligações em dias de semana e 1.200 ligações em finais de semana, que geram no mínimo 10 deslocamentos desnecessários de viaturas. 

Outro detalhe sobre o trote praticado em Maringá é que os telefones de emergência tem sido acionados por crianças que fazem o trote nos horários de entrada e saída das escolas, portanto precisamos investir na prevenção e na sensibilização, para que elas saibam o que pode acarretar para elas, suas famílias a comunidade.

Os dados são alarmantes, vejam os senhores do total de ligações no telefone 181 disponível para denúncias 60% são trotes, portanto o tema requer uma atenção especial do poder público municipal".

Nenhum comentário: