Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PM NÃO CONSEGUE ACABAR COM BEBEDEIRA E SOM ALTO EM POSTOS


        
    Na tarde de ontem a comissão de Segurança, composta pelos vereadores Luciano Brito, Ten. Edson Luiz e Capitão Ideval se reuniram com o major Agnaldo Letrinta e o Subtenente Lucas Nicola, ambos da Corporação do 4º Batalhão de Policia Militar, para apresentar um estudo sobre as ocorrências em locais que apresentam grande aglomeração de pessoas.
            O Subtenente Nicola disse que a maioria dos problemas concentra-se em postos de combustíveis, nos quais varias ocorrências tem sido registradas. “Do dia 1º de janeiro de 2011 a 30 de junho de 2012, foram registradas 223 ocorrências no Posto Sulamericano (que fica a 300m da corporação do 4º Batalhão de Policia Militar). Cerca de 300 pessoas se aglomeram no estabelecimento e na rua ao lado, a Gaspar Ricardo”, Comenta.
            Nas abordagens realizadas no mesmo posto vários problemas foram encontrados como infrações de transito, perturbação de sossego, porte de armas, brigas e discussões, embriaguez ao volante, trafico e uso de drogas e rixas.
            Segundo o subtenente, algumas infrações preocupam. “É comum nas abordagens verificar o uso de drogas, principalmente a cocaína, e porte de armas, alem disso, até mães com crianças de colo estão freqüentando estes locais durante a madrugada se expondo a riscos”, alerta. Nas fiscalizações integradas, os pais que são flagrados com crianças de colo são autuados e encaminhados ao Conselho Tutelar.
O comando da Polícia Militar alega que tem realizado vistorias nestes locais, mas como os postos tem alvará para funcionamento e não há sansões previstas em lei, os proprietários dos estabelecimentos não são penalizados e o problema sempre se repete, incomodando os moradores das imediações.

Prejuízos

A população fica desprotegida, principalmente porque certas ocorrências mais relevantes deixam de ser atendidas, segundo a PM. “quando recebemos as ligações das pessoas reclamando do som alto, nos vamos ao local e fazemos uma vistoria, mas os problemas permanecem porque existem outras ocorrências as quais a policia deve atender e o efetivo não pode ficar restrito a um local”, comenta.
            A pior situação, porém, é que a policia fica em descrédito com a população que liga varias vezes para o telefone 190 e se revolta porque apesar do conhecimento da situação o problema continua.
            Os estabelecimentos não podem ser fechados e são somente registradas as infrações encontradas, o problema volta em poucos dias.
            A solução seria a permanência da policia, mas com o baixo efetivo esta medida seria insuficiente. Apesar da lei federal proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina, não existe uma pena para os postos que forem autuados com tal pratica. No entanto a Câmara Municipal já estuda soluções.
            O presidente da Comissão de Segurança, Luciano Brito, explicou que a comissão convidou o comando da policia para propor mudanças. “Esta reunião serve para que possamos juntos encontrar uma solução para este problema que tanto aflinge a população”, diz.
            São cogitadas também mudanças na concessão de alvarás a postos de combustíveis, restringindo o horário de funcionamento ou proibindo que os estabelecimentos que tenham sido autuados inúmeras vezes voltem a funcionar.
            O problema é antigo e foi tema de três projetos de lei criados pela Câmara Municipal desde 2008, ano em que foi rejeitado e em outras duas ocasiões arquivado. O vereador Ten. Edson Luiz, cobrou soluções. “É hora de reavaliarmos e trazermos de volta estes projetos, porque isso representa um anseio antigo da população” afirma. Fonte: Hoje Notícias, reportagem de Cláudio Santos - Agência CHN

Nenhum comentário: