Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fernanda Richa participa de encontro com os prefeitos e primeiras-damas da região

Com o objetivo de apresentar às autoridades municipais da região os trabalhos que vêm desenvolvendo à frente da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, a primeira-dama do Estado, Fernanda Richa, participou na manhã desta terça-feira (22) de duas reuniões na Prefeitura de Maringá. 

A primeira reunião lotou o auditório Hélio Moreira com prefeitos e primeiras-damas dos trinta municípios da região, além de representantes, voluntários e autoridades engajados em dezenas de entidades de assistência social. 

Entre os presentes estavam o prefeito Roberto Pupin, o prefeito Edgar Silvestre (presidente da Amusep), a primeira-dama de Maringá Luíza Esteves Pupin; deputados Cida Borghetti, Dr. Batista e Luiz Nishimori; secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Renê Pereira da Costa, reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, vereadores Carmem Inocente, Márcia Socreppa e Luciano Brito. 

Silvestre falou em nome da associação de prefeitos, agradecendo a participação de todos e a presença da secretária Fernanda, assinalando a importância do "brilhante trabalho na questão da inclusão social" e garantindo a participação da Amusep nas iniciativas e programas propostos. 

Prefeito anfitrião, Roberto Pupin citou projetos que a administração maringaense implantou para integrar as pessoas em estado de vulnerabilidade social: "Acredito que seja dever de uma administração trabalhar para dar uma melhor qualidade de vida para sua população. 

Nossa cidade conta com o Condomínio do Idoso, com programas voltados para restruturação das famílias, o Mãe Maringaense que visa garantir a melhoria de condições e acessibilidade na fase de pré-natal, além de atenção ao parto e pós-parto com programa de planejamento familiar, os Centros de Referências e Assistência Social - Cras, as Hortas Comunitárias, entre tantos outros programas que trabalham para inserir as pessoas no mercado de trabalho e até mesmo no convívio social".

Finalizando, Pupin externou satisfação em receber a secretária da Família e Desenvolvimento Social do Paraná: "Fernanda você sempre será bem vinda em nossa cidade. Sabemos que você é uma mulher guerreira e gosta muito do que faz. E Maringá, como sede da Amusep, se coloca à disposição dos outros municípios". 

A secretária Fernanda Richa frisou os objetivos da visita: "Hoje volto aqui para falar do trabalho que estamos desenvolvendo na Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná. Tivemos muito trabalho no começo, por se tratar de uma secretaria nova. Mas em dois anos conseguimos praticamente colocar a casa em ordem. 

No final de 2011 conseguimos colocar em funcionamento 23 escritórios regionais, sendo um especial em Foz do Iguaçu por se tratar de fronteira, onde nos deparamos com diversos problemas, entre eles tráfico e prostituição". Fernanda também explicou que pretende chegar, em 2014, através do Programa Família Paranaense, ao atendimento de mais de 100 mil famílias.

O programa visa ao desenvolvimento, ao protagonismo e à promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Ele também tem como objetivo estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside.

"O importante não é só levar o beneficio, mas sim a aproximação dessas famílias. Por isso peço hoje aqui às primeiras-damas e presidentes do Provopar que nos ajudem nessa caminhada, para assim conseguirmos atingir nossos objetivos de levar uma vida digna a toda a população paranaense". 

Visita a centro de assistência 

No período da tarde Fernanda Richa visitou o Centro de Referência e Assistência Social – Cras - no Jardim Alvorada, para conhecer as ações e programas sociais ali desenvolvidos. 

A secretária parabenizou a equipe pelo "excelente trabalho" e inclusive conversou com vários usuários atendidos no local. Encerrando, Fernanda Richa colocou sua secretaria à disposição da prefeitura, das entidades e de todos os maringaenses. Fonte: O Diário

Nenhum comentário: