Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Brasil apreende 360t de drogas em um ano e meio de plano de fronteiras

Plano de defesa de fronteiras, que inclui uma operação liderada pelas Forças Armadas e outra pela Polícia Federal, também permitiu desarticular 65 grupos criminosos e deter 20 mil pessoas 

As autoridades brasileiras apreenderam 60 toneladas de drogas, 2.200 armas e 20 toneladas de explosivos no primeiro ano e meio de seu plano de defesa de fronteiras, afirmou nesta segunda-feira a presidente Dilma Rousseff. 

O plano de defesa de fronteiras, que inclui uma operação liderada pelas Forças Armadas e outra pela Polícia Federal, também permitiu desarticular 65 grupos criminosos e deter 20 mil pessoas. Dilma lembrou que para executar este plano, o Brasil assinou acordos com Colômbia, Peru e Bolívia, países com os quais colabora em grande parte das operações. 

Além disso, Dilma afirmou que seu governo pretende "intensificar cada vez mais" a cooperação com seus vizinhos na área de inteligência e na repressão ao crime organizado. O reforço da vigilância das fronteiras começou em meados de 2011 com a Operação Ágata, que é executada pelas Forças Armadas em missões pontuais, e a Operação Sentinela, com a qual a Polícia Federal reforçou a vigilância diária.

Uma das grandes novidades destas duas operações foi o uso sistemático de aviões não tripulados para vigiar a atividade dos narcotraficantes e outras organizações criminosas. O Brasil possui quase 16 mil quilômetros de fronteira terrestre com dez países da região. Fonte: Gazeta do Povo via EFE

Nenhum comentário: