Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

Primeiros templos da Assembleia de Deus de Maringá

A igreja Assembleia de Deus iniciou em Maringá com cultos realizados nas casas dos fiéis e em chácaras e sítios na região de Maringá, onde eram realizadas vigílias de oração.

Abaixo podemos ver os primeiros templos que foram edificados, destaque para a primeira igreja que foi construída em madeira na Rua Aquidaban, número 1919, hoje Rua Néo Alves Martins.


Neste templo foi celebrado um culto no dia 03 de dezembro de 1961 em ações de graças pelo cinquentenário das Assembleias de Deus no Brasil com a presença do missionário sueco, Daniel Berg um dos fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, um dia especial e a foto abaixo registra o momento.


A igreja se expandiu rapidamente para os bairros de Maringá, pode-se dizer que a Assembleia de Deus de Maringá começou nos bairros da Vila Morangueira e Vila Operária, abaixo vemos fotos da década de 70 dos primeiros templos destes bairros.




Com o crescimento da igreja, o pastor Ivo Luiz de Sousa demonstrou grande espírito empreendedor, uma vez que vendeu o templo da primeira sede da AD em Maringá na Vila Operária para uma rede de supermercados e adquiriu o terreno onde iniciou em meados de 1974 a construção do primeiro templo central da Assembleia de Deus em Maringá na Rua Fernão Dias, número 222 no centro de Maringá, obra esta que foi concluída pelo saudoso pastor João Barbosa de Macedo em 1977, tendo em vista que o pastor Ivo assumiu a presidência da Assembleia de Deus de Londrina e o pastor Macedo assumiu a presidência da AD em Maringá em 1º de maio de 1977.

Enquanto o templo central da Rua Fernão Dias era construído a igreja alugou um templo que foi utilizado pela Igreja Batista na Avenida Riachuelo na Vila Operária onde os fiéis congregaram até a inauguração do templo em 1977.



Fonte: pioneiros, Jornal Mensageiro Cristão Pentecostal de 1979, Jornal A Paz do Senhor de 2008.



Nenhum comentário: