Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Incêndio em penitenciária de Honduras mata ao menos 100 pessoas

Cerca de cem pessoas morreram e dezenas estão feridas em consequência de um incêndio na Colônia Penal Agrícola de Comayagua, região central de Honduras, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

"O dado preliminar que dispomos é que 100 pessoas teriam morrido incineradas e por asfixia, mas não é possível confirmar esse número", admitiu o porta-voz do Corpo de Bombeiros da cidade de Comayagua, sargento Josué García.

O fogo começou por volta das 22h55 de terça-feira (2h55 desta quarta). Nos hospitais de Comayagua "dezenas de queimados e feridos" foram atendidos.

Uma enfermeira do Hospital Santa Teresa contou aos jornalistas que ao menos 30 presos deram entrada com queimaduras de terceiro e quarto graus. O Hospital Escola em Tegucigalpa também recebeu feridos.

García revelou que pelos dados fornecidos por funcionários da Colônia Penal Agrícola, o incêndio atingiu um dos dois módulos da penitenciária, espaço onde havia 500 presos. Ao menos cem ficaram feridos pelo fogo e pela fumaça.

"Há muitos corpos empilhados no interior dos módulos que, com certeza, tentaram, mas não conseguiram escapar do fogo", detalhou o porta-voz dos Bombeiros.

Familiares de detentos disseram aos jornalistas que por relatórios preliminares que receberam, as celas seis, sete e oito foram as mais afetadas pelas chamas.

A Polícia não permitiu o acesso da imprensa ao interior da Colônia Penal Agrícola que fica às margens da estrada que liga Tegucigalpa ao centro e norte de Honduras.

Alguns réus que conseguiram escapar do fogo quebraram o telhado e se jogaram do alto do prédio, revelaram familiares em relatos dramáticos. Há ainda registros preliminares de fuga. Fonte: Notícias Uol

Nenhum comentário: