Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Morre espião que salvou Churchill, Roosevelt e Stalin

Gevork Vartanian abortou plano para matar dirigentes aliados na II Guerra
Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin durante a II Guerra Mundial (Reprodução)

O espião soviético Gevork Vartanian, que ajudou a salvar a vida dos líderes aliados durante a II Guerra Mundial (1939-1945), morreu aos 87 anos de idade, informou nesta quarta-feira o Serviço de Espionagem Exterior da Rússia. De acordo com o órgão, a morte de Vartanian ocorreu na terça-feira.

Vartanian ficou célebre depois de ter abortado um plano nazista para assassinar os dirigentes aliados – o soviético Joseph Stalin, o americano Franklin Roosevelt e o britânico Winston Churchill – em novembro de 1943. O espião foi capaz de interceptar uma comunicação de rádio entre Berlim, na Alemanha, e impedir a ação de seis paraquedistas alemães, que foram lançados no Irã com o objetivo de matar Stalin, Roosevelt e Churchill. Os três se reuniam em Teerã para discutir as operações contra Adolf Hitler.

"Lendário espião, autêntico patriota, personalidade brilhante e pouco corrente. Participou de operações que passaram para a história da espionagem exterior nacional", declarou o presidente russo Dimitri Medvedev, em telegrama de condolência. Apesar de ter se aposentado do serviço de inteligência em 1992, Vartanian seguiu vinculado à espionagem, assessorando as agências de inteligência russas, aconselhando agentes mais jovens e fazendo conferências.

Biografia - De origem iraniana, Vartanian começou a trabalhar nos serviços de inteligência soviéticos em Teerã, aos 16 anos, quando descobriu cerca de 400 espiões que trabalhavam para o regime nazista. Após ser transferido a Londres, o espião recrutou muitos agentes para o governo comunista. Homenageado com o título de Herói da União Soviética, Vartanian trabalhou em diferentes lugares do mundo por mais de três décadas, entre a II Guerra e a Guerra Fria. Só retornou a Moscou em 1986. Fonte: EFE via Veja

Nenhum comentário: