Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Desistência de Bachmann acirra disputa republicana nos EUA

A rodada inaugural da disputa republicana foi vencida pelo ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, com uma vantagem de apenas oito votos sobre o ex-senador Rick Santorum, em um total de 122 mil votos

A acirrada disputa pela indicação republicana à Casa Branca se estreitou nesta quarta-feira com a desistência da deputada Michele Bachmann, ligada ao movimento conservador Tea Party, enquanto o governador do Texas, Rick Perry, decidiu permanecer na corrida, apesar do mau resultado no caucus (eleição primária) da véspera em Iowa.

Bachmann, que nasceu em Iowa, decidiu desistir depois de ficar em sexto e último lugar no caucus de terça-feira no Estado. Essa rodada inaugural da disputa republicana foi vencida pelo ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, com uma vantagem de apenas oito votos sobre o ex-senador Rick Santorum, em um total de 122 mil votos.

O resultado foi também uma vitória para Santorum, que há poucas semanas era um coadjuvante na disputa e agora se credencia como principal nome conservador contra o moderado Romney.

Bachmann, que chegou a liderar as pesquisas entre os republicanos, vinha numa trajetória declinante nos últimos meses, e nesta quarta-feira decidiu jogar a toalha, pedindo a seus partidários que apoiem o candidato que o Partido Republicano escolher para enfrentar o democrata Barack Obama na eleição geral de novembro.

Confundindo os analistas, Perry anunciou que vai continuar candidato, apesar do quinto lugar em Iowa. Inicialmente, ele disse que viajaria ao Texas para reavaliar os rumos da sua campanha.

A volatilidade na disputa republicana é uma boa notícia para Obama, que está montando uma grande estrutura para arregimentar doações e eleitores, e registra uma recuperação na sua popularidade, refletindo a melhora nos índices de desemprego.

Ao anunciar sua desistência, a conservadora Bachmann acusou Obama de estar levando os Estados Unidos para o socialismo.

"Nosso país está em seríssimos apuros, e esta pode ser a última eleição para mudar os rumos da nação antes de descambarmos pelo caminho do socialismo, de um endividamento pesado demais para os nossos filhos arcarem", disse ela.

Romney e Santorum tiveram 25% dos votos cada um no caucus de Iowa. Em terceiro lugar veio o deputado libertário Ron Paul, com 21%. Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados, ficou em quarto, com cerca de 13%.

Romney lidera as pesquisas em nível nacional e é considerado o republicano com mais chances de derrotar Obama em novembro, embora seja considerado moderado demais por alguns conservadores.

A bordo de uma campanha endinheirada e bem organizada, ele chega como favorito à eleição primária da semana que vem em New Hampshire, mas previu ataques "velozes e furiosos" dos seus rivais.

Uma pesquisa da Universidade de Suffolk apontou 43% das intenções de voto para Romney, contra 14% de Paul, 9% de Jon Huntsman (que não participou do caucus de Iowa), 7% para Gingrich e 6 por cento para Santorum.

Apoio

O senador republicano, John McCain, que perdeu as eleições presidenciais em 2008, respaldou nesta quarta-feira Mitt Romney como candidato republicano para enfrentar o presidente Barack Obama em novembro.

"Estou aqui por uma única razão, que é assegurar que converteremos Mitt Romney no próximo presidente dos Estados Unidos", disse McCain. Fonte: Reuters

Nenhum comentário: