Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comandante do 4º BPM vence competição de tiro da PM

O comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Maringá, tenente-coronel Chehade Elias Geha, foi o primeiro colocado na competição de tiro policial promovida pela Polícia Militar do Paraná encerrada na sexta-feira (28). O evento realizado na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) serviu para avaliar o nível técnico dos policiais militares. Participaram da prova 37 oficiais de todas as unidades da corporação do Paraná, sendo que os dez melhores da fase classificação foram à final.

"O que mais importa não é o resultado do evento, e sim a congregação entre os oficiais que vão a partir de agora replicar os conhecimentos para nossa tropa, lá na ponta, para o aperfeiçoamento do serviço fim, o que é muito necessário para o trabalho na segurança pública no Estado",explicou o Comandante-Geral da PM em exercício, coronel Júlio Ozga Nóbrega. "A arma é uma ferramenta necessária para a polícia militar, mas que precisa ser usada com muito zelo e cuidado, e somente em última instância, quando não há mais nada que possa ser feito. E, tenho certeza de que esta competição tambéma primora isso, além da prática", completo.

O tenente-coronel Chehade não escondeu a satisfação com o primeiro lugar. "É uma satisfação conquistar o título de campeão desta prova depois de 26 anos de serviços prestados à corporação. Tenho quase 49 anos de idade e isso recompensa, entre outras coisas, todos os esforços que tive na carreira até agora",avalia o campeão.

Ele disse ainda que espera servir de exemplo para os mais jovens da corporação para que cheguem à idade dele com a mesma força e vontade de atuação dentro da instituição. "Que sirva de exemplo e estimulo", disse. Chehade já participou de diversos cursos de instrução de tiro e táticas para uso de armas. Na instituição também já treinou bastante o tiro para a sobrevivência policial.

Segundo ele, a corporação dá um grande passo retomando esta competição de oficiais que teve sua última edição em 1995, sendo realizada noano passado novamente, mas para as praças da PM. "Acho louvável a iniciativa do comando em realizar esta prova, que desperta o preparo e a vivacidade entre os participantes; ela deveria acontecer anualmente para que cada vez mais possam ser cobrados dos participantes detalhes técnicos, entre outros quesitos de tiro, ou seja, assim o nível de exigência e o aperfeiçoamento da cobrança poderão ser bem maiores", garante.

Prova

O capitão Rui Noé Barroso, coordenador da pista, explicou que a prova é realizada anualmente e reúne policiais interessados em competir e enfrentar uma pista com obstáculos. "As circunstâncias oferecidas ao competidor na prova são próximas da realidade, por isso, devido aos obstáculos, o policial deve aplicar as técnicas de tiro e, desta forma, estará se aperfeiçoando também", frisa. "Nós avaliadores podemos observar o desempenho de cada um no que diz respeito a confrontos armados e emprego de técnicas policias relacionadas ao tiro", completa.

Barroso explica que, da mesma forma como ocorre no dia-a-dia, a segurança tanto das vítimas quanto do policial militar, vêm em primeiro lugarem uma situação de confronto. "Os alvos enfrentados na prova culminam em uma pontuação, que associada ao tempo que o policial leva par fazer a pista, gera um coeficiente, o qual define o melhor,mas acima de tudo está a segurança de cada um", relata Barroso.

Colocação final

1° - Tenente-Coronel Chehade
2° - Tenente Divonsir
3° - Tenente Feitosa
4° -Capitão Moreira Só
5° - Capitão Potuk
6° - TenenteWencel
7° - Capitão Goldoni
8° - Tenente Vilela
9° -Tenente-Coronel Rincoski
10° - Tenente Israel
Fonte: O Diário

Nenhum comentário: