Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Cesumar inaugura museu e novo bloco


Neste sábado estive presente também representando a IEADCEMAR na bonita festa de inauguração do Museu Cesumar e Bloco 10, mais uma obra marcante na trajetória de sucesso do professor Wilson Matos, a todos os organizadores, parabéns.

A inauguração ocorreu neste sábado (8) a noite e o professor e reitor Wilson de Matos Silva, idealizador do Museu Cesumar ressaltou na cerimônia a importância de se preservar a memória da cidade e da região.

As instalações são divididas em três espaços: o Museu Interativo, uma obra moderna que agrega os recursos da tecnologia digital para contar a história de Maringá, desde a sua colonização aos dias atuais; a Casa do Pioneiro, que preserva as construções e hábitos dos colonizadores; e a Tulha da Cafeeira Santo Antônio, marco da cafeicultura no passado.

Outros dois destaques do complexo são a Casa do Pioneiro, montada de forma original e datada de 1953. Construída na rua Guarani, no Maringá Velho, e pertencente à família do pioneiro Shozo Arai, foi adquirida pela instituição e transferida para o campus, recebendo todo trabalho de restauração do curso de arquitetura e urbanismo; no interior, está decorada com móveis de época e agrega também 180 peças antigas doadas por pioneiros e a tulha de café é uma edificação em madeira peroba. Construída originalmente em 1949, integrava a Cafeeira Santo Antônio e estava localizada na Avenida Mauá, em Maringá. Primeiramente, recebeu o nome de "Máquina de Café Sampaio e Jubilei" e depois passou por alterações de nome.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito de Maringá Silvio Barros, os secretários de estado, Ricardo Barros (SIC) e Wilson Quinteiro (SERC), o Chefe da Casa Militar, Cel Castilhos Casitas que representou o governador Beto Richa, os senadores Álvaro Dias e Sérgio Souza, além de diversas autoridades.
Saiba mais

Nenhum comentário: