Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 18 de junho de 2011

Presos da Penitenciária Estadual de Maringá recuperam livros usados da Universidade

Mais de 15 mil livros já foram restaurados por presos da Penitenciária Estadual de Maringá, por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá, a UEM.

A oficina de recuperação de livros, que funciona na própria penitenciária, completa em no próximo mês 10 anos de atividades ininterruptas. Nela são restaurados entre mil e quinhentos a dois mil livros por ano, por uma equipe de vinte presos que trabalham de segunda a sexta-feira, oito horas por dia.

Os presos que estudam são autorizados a exercer a atividade por meio período. Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, o trabalho é uma contribuição social e cultural para a sociedade e para os presos.// SONORA MARIA TEREZA UILLE GOMES// Para participar do projeto, o preso precisa manifestar interesse e passar por uma avaliação feita pelo corpo técnico do sistema penal, formado por psicólogos e outros profissionais.

De acordo com o diretor da Penitenciária, Luciano Marcelo Simões de Brito, o trabalho ajuda a melhorar a auto estima, a ressocialização, o comportamento e a convivência dos presos.// SONORA LUCIANO MARCELO SIMÕES//

Uma vez aprovado por essa equipe técnica, o preso começa a fazer o curso de restauração de livros, ministrado por técnicos da UEM. Profissionais da UEM coordenam, orientam e avaliam o trabalho. (Repórter: Juliane Silva)

Click aqui
e baixe o áudio da reportagem
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: