Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PMDB retoma articulação para atrair Fruet visando 2012

Adur pode assumir comando do partido em Curitiba com a missão de preparar caminho para candidatura à prefeitura

Deputado Nereu Moura: “Adur tem a virtude da discrição” (foto: Valquir Aureliano) O ex-deputado estadual Renato Adur pode assumir o comando do PMDB de Curitiba com a missão de “preparar o terreno” para o apoio do partido à candidatura do ex-deputado federal Gustavo Fruet à prefeitura da Capital em 2012. Adur é apontado como nome de consenso para contornar as divergências internas entre as alas do senador Roberto Requião e do ex-governador Orlando Pessuti, e abrir caminho para a reaproximação da legenda com Fruet. Sem respaldo no PSDB, que sinaliza apoio à reeleição do atual prefeito Luciano Ducci, Fruet busca alternativas para viabilizar sua candidatura.

O PMDB de Curitiba, comandado atualmente pelo aliado de Requião, Doático Santos, fará convenção no próximo dia 17 de julho para eleger seu novo diretório. Parlamentares peemedebistas defendem que Adur substitua Doático na presidência da legenda, com a tarefa de preparar o partido para as eleições do ano que vem.
Ex-secretário de Desenvolvimento Urbano do governo Requião, Adur não esconde o desejo de trazer Fruet de volta para o partido como candidato a prefeito. Ele, inclusive, já encaminhou documento à direção municipal do PMDB curitibano, defendendo que o partido convide o tucano a retornar à legenda. Ao mesmo tempo, defendeu também a refiliação de Maurício Requião, irmão do ex-governador Requião, que se desfiliou depois de ser indicado para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

Segundo Adur, Maurício poderia ser vice de Fruet ou coordenar a campanha do mesmo à prefeitura, recolocando o PMDB na disputa com reais chances de vitória. O ex-deputado lidera as pesquisas de intenção de voto para prefeito na Capital. O nome até agora ventilado pelo PMDB - o ex-deputado estadual Rafael Greca - tem baixos índices nas pesquisas e é visto como um candidato sem competitividade para enfrentar a máquina da prefeitura e do governo do Estado.

A articulação vem dando resultado e já teria conseguido vencer a resistência inicial do grupo ex-governador Roberto Requião à reaproximação do PMDB com Fruet. Em 2004, o ex-deputado deixou o partido, filiando-se ao PSDB, depois que Requião vetou sua candidatura à prefeito, para apoiar o então candidato do PT e hoje deputado federal Ângelo Vanhoni.

Recentemente, Fruet se encontrou com Maurício Requião. O encontro foi interpretado como mais um sinal de que a reaproximação é possível. Segundo o deputado estadual Nereu Moura (PMDB), o acordo pode acontecer mesmo que Fruet não retorne oficialmente ao partido. “Tudo pode acontecer. Estamos construindo um bom projeto político para disputar a prefeitura. Pode até ser que o Fruet não esteja no PMDB, mas nós podemos estar com ele”, disse.

Estratégia — Segundo Moura, o nome de Renato Adur para o comando do PMDB curitibano “agrada a todo mundo”. “Ele tem uma virtude indispensável que é a discrição”, explicou. Na avaliação do parlamentar, o retorno de Fruet ao PMDB seria o cenário ideal. Mas se isso não for possível, nada impede uma composição futura. Caso se confirme o desinteresse do PSDB de lançá-lo como candidato a prefeito, Fruet pode migrar para outra legenda, como o PDT do ex-senador Osmar Dias. E na sequência, atrair o PMDB para uma aliança para a disputa de 2012, garantindo apoio político e tempo na propaganda eleitoral de rádio e televisão. “Para o PMDB, a melhor coisa seria a filiação do Gustavo. Mas para o contexto político, um outro partido talvez seja mais estratégico, onde ele possa reunir todas as forças possíveis para lhe dar lastro para a campanha”, avalia o deputado. Fonte: Bem Paraná, reportagem de Ivan Santos

Nenhum comentário: