Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sistema integrado de informações sobre presos é implantado no Paraná

Medida busca um acompanhamento permanente dos dados dos detentos do estado. A expectativa é que problemas como a superlotação de cadeias públicas seja amenizado com a nova ferramenta

Um banco de dados com as informações sobre todos os presos do Paraná está em fase de implantação na Secretaria de Justiça e Cidadania. O Sistema Integrado de Informações da População Carcerária e da População Sujeita a Penas e Medidas Alternativas busca um acompanhamento permanente dos dados dos detentos do estado. A expectativa é que problemas como a superlotação de cadeias públicas seja amenizado com a nova ferramenta de dados.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado, o Paraná tem cerca de 14.500 presos na esfera da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Seju) e outros 15 mil em estruturas da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). A intenção é corrigir a falha de comunicação que existia entre os dois sistemas que não eram integrados.

Em entrevista para a AEN, a secretária da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes disse que “é imprescindível que haja integração dos dados, possibilitando consultas aos sistemas tanto da Seju como da Sesp, e também do Tribunal de Justiça”. Ela acredita que dessa forma será possível obter relatórios diários para controle da situação processual dos presos, inclusive sobre penas e medidas alternativas.

A integração dos dados vai possibilitar também o levantamento da real situação de 205 estrangeiros que cumprem pena no Paraná e a adoção de medidas para eventuais transferências a seus países de origem. Será possível ainda acompanhar a situação das mulheres presas, idosos acima de 60 anos e dos que têm doenças graves, para as providências que se fizerem necessárias. Para implementar o sistema, a Seju assinará termos de cooperação técnica com a Sesp, com os órgãos responsáveis pela execução penal e também com instituições de pesquisa e ensino superior. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: