Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Requião dá aval a negociações com Ducci

Ducci (dir.), Requião, o filho do senador (Maurício) e o deputado Arruda (de paletó) Articulações eleitorais - Foto: Brunno Covello/SMCS

Senador peemedebista autoriza partido a negociar aliança com o prefeito de Curitiba para a eleição de 2012

O motivo oficial da visita do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), a Brasília nesta semana foi pedir apoio de deputados estaduais, senadores e ministros para os projetos de infraestrutura para a capital – como a construção do trecho Norte da Linha Verde e a implantação do metrô. Porém, Ducci desembarcou do avião ontem à noite trazendo na bagagem a esperança de viabilizar a candidatura dele para a prefeitura em 2012 com o apoio de vários partidos. A principal sinalização partiu do senador peemedebista Roberto Requião. No papel de principal liderança do PMDB no estado, o ex-governador autorizou o partido a negociar com Ducci.

Os dois reuniram-se durante a manhã de ontem em Brasília para que o prefeito apresentasse formalmente a intenção de concorrer para o cargo novamente em 2012. “O Requião autorizou que o partido continue ‘dialogando’ com o Ducci”, confirmou o deputado federal pelo PMDB João Arruda, sobrinho de Requião.

O “diálogo”, nesse caso, é um eufemismo para o apoio que Ducci espera receber do PMDB. Mas, Arruda lembra que a adesão do PMDB a Ducci não será fácil. “Tem uma ala do PMDB que defende candidatura própria, outra ala defende uma ‘conversa’ com [Gustavo] Fruet [pré-candidato do PSDB à prefeitura], e mais uma ala quer que o partido apoie o Ducci”, disse Arruda.

A sinalização de apoio do PMDB pode ser um trunfo para o atual prefeito, mas também pode afastá-lo dos tucanos. Isso porque o principal concorrente dele até o momento é o ex-deputado tucano Fruet – do mesmo partido de Beto Richa, o atual governador. Ducci espera contar com o apoio de Richa e, em consequência, do próprio PSDB em 2012. Mas Fruet está desde já em pré-campanha para se tornar o candidato tucano à prefeitura de Curitiba no ano que vem.

Nos bastidores da política, as conversas que Ducci está mantendo com o PMDB são vistas como uma reação à movimentação de Fruet. O prefeito estaria tentando mostrar que, se o PSDB não estiver com ele em 2012, haverá outros partidos expressivos que embarcariam em sua candidatura.

Apesar das articulações, Ducci adota o discurso de que ainda não está preocupado com a eleição. “É muito cedo [para discutir a candidatura]. Temos muitos projetos para fazer em 2011 antes disso. Eu vim [a Brasília] em busca de apoio aos projetos de Curitiba”, afirmou o prefeito ao telefone, antes de retornar a capital paranaense.

Romaria

Na viagem de dois dias a Brasília, o prefeito Luciano Ducci (PSB) atingiu a marca de nada menos que 13 encontros com congressistas. Ele conversou com os três senadores do Paraná e, pela ordem, com os deputados federais Nelson Meurer (PP), Alex Canziani (PTB), João Arruda (PMDB), Rubens Bueno (PPS), Roberto Freire (PPS-SP), Sandro Alex (PPS), Ana Arraes (PSB-PE), Rubens Bueno (PPS) e André Zacharow (PMDB).

Zacharow deu apoio público a Ducci para 2012. “Não podemos partir para uma aventura. Vou trabalhar para o PMDB apoiá-lo”, disse o peemedebista. Outra liderança a apoiar o prefeito foi Meu­­rer, líder do PP na Câmara. “A tendência do PP é nós apoiarmos o Ducci”, disse. Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de Heliberton Cesca - Colaboração André Gonçalves

Nenhum comentário: