Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Treinamento de novos bombeiros para o aeroporto deve começar em fevereiro

No total, 37 homens farão o curso de preparação. O novo contingente permitirá a elevação do aeroporto para categoria 7 de segurança no combate a incêndio
Em setembro de 2010, o então governador Orlando Pessuti assinou a liberação da compra de um caminhão de combate a incêndios e a contratação de 30 bombeiros, exigências que elevam o Silvio Name para a categoria 7 de segurança - Foto:Arquivo - Agência de Notícias Gazeta do Povo

O Corpo de Bombeiros de Maringá deve receber nos próximos meses cerca de 40 homens, sendo que a maior parte deles será destinada para trabalhar exclusivamente no Aeroporto Silvio Name Júnior. O novo contingente deve receber treino específico a partir do mês que vem. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (25) pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, que se comprometeu a manter o compromisso assumido pelo governo passado.

Em setembro de 2010, o então governador Orlando Pessuti assinou a liberação da compra de um caminhão de combate a incêndios e a contratação de 30 bombeiros, exigências que elevam o Silvio Name para a categoria 7 de segurança no combate a incêndio, estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

“É algo que nós já esperávamos. Com este contingente poderemos ter voos internacionais de cargas semanalmente”, afirmou o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio. Atualmente, o aeroporto só recebe um voo do exterior a cada 15 dias.

A efetivação de novos bombeiros foi firmada por um convênio assinado entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Já a aquisição do caminhão será feita por processo licitatório internacional, com valor em US$ 640 mil. Hoje, o aeroporto conta com 18 bombeiros e dois caminhões, um com capacidade para 5,7 mil litros de produtos para combate ao fogo e outro com 2,2 mil litros de armazenagem.

Há um ano, categoria do aeroporto era a 5

Em novembro de 2009, a autorização de novos voos para Maringá havia sido suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que considerou insuficiente o número de bombeiros que permaneciam de plantão para o porte de aeroporto. Além disso, a Anac também reclassificou o aeroporto para categoria 5. Após notificação, a administração dobrou o efetivo e em junho do ano passado se adequou as exigências de segurança de combate ao incêndio, voltando a obter a categoria 6.

Escola de formação é confirmada

Em sua passagem por Maringá, o secretário também afirmou que há boas perspectivas de implantar rapidamente a Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Polícia Militar, criado em dezembro do ano passado e que deverá funcionar nas instalações da Escola Estadual Maria Balani Planas, localizada no Jardim Novo Horizonte.

Para a escola estadual ser reformada e abrigar a Esfaep, será necessário firmar um contrato de cessão do prédio entre o Governo do Estado e a prefeitura. Segundo o prefeito Silvio Barros, a reforma e readequação do prédio custará R$ 2 milhões e será feita pela comunidade maringaense.

A primeira instituição do gênero no interior do Paraná ofertará os cursos de formação de soldado, cabo e sargento e de aperfeiçoamento de praça e de sargento. Atualmente, cada batalhão já oferta o curso de formação de soldado, mas os demais cursos só podem ser realizados na Academia Guatupê, em Curitiba.

O secretário ainda ressaltou que melhorias no Instituto Médico Legal (IML) também estão nos planos, como a construção de uma nova sede, melhor equipada e com mais servidores. Fonte: Gazeta Maringá, reportagem de Marcus Ayres

Nenhum comentário: