Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Palestinos teriam feito ofertas secretas a Israel

Negociadores teriam oferecido um acordo a Israel pelo qual o país poderia anexar assentamentos construídos ilegalmente em Jerusalém Oriental em troca de terras em outro local
Uma série de documentos secretos obtidos pelo jornal The Guardian revelaram no domingo que negociadores palestinos teriam oferecido a Israel um acordo pelo qual o país poderia anexar assentamentos construídos ilegalmente em Jerusalém Oriental em troca de terras em outro local. A proposta é apenas uma de muitas concessões contidas em documentos secretos.

O vazamento dos documentos - que cobrem o período de 1999 a 2010 - é considerado o maior da história do conflito no Oriente Médio e revelam, entre outras coisas, como os palestinos estariam prontos para limitar o retorno de refugiados a Israel em cem mil durante dez anos. Segundo a rede de TV Al-Jazira, que também teve acesso às informações, pelo menos 1,6 mil documentos foram vazados.

De acordo com as informações obtidas, líderes da Organização para a Libertação da Palestina teriam sugerido a anexação a Israel de todos os assentamentos em Jerusalém Oriental menos o de Har Homa. Os negociadores também teriam sugerido trocar parte do bairro de Sheikh Jarrah por terras em outro lugar.

A oferta teria sido feita pelo principal negociador palestino nas conversas de paz com Israel, Saeb Erekat, em meados de 2008, com o objetivo de resolver o conflito entre as duas partes. “Esta é a primeira vez na história palestina e israelense na qual uma sugestão como essa é feita oficialmente”, disse Erekat. No entanto, a proposta foi rejeitada por Israel porque não incluía um grande assentamento perto da cidade de Ma’ale Adumim nem o de Har Homa, assim como outros considerados importantes na Cisjordânia. Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: