Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Margem de erro - Tucanos questionam pesquisas

Após impedir a divulgação de sete levantamentos de intenção de voto no Paraná durante a campanha, Beto Richa disse ontem que irá promover no seu governo uma discussão sobre os institutos de pesquisa. “Se eles têm margem de erro, não podem errar muito acima da margem porque aí sim é um desserviço à democracia, induz o eleitor ao erro. Acho que a democracia e a cidadania não ganham nada com isso”, disse Richa ontem, durante a comemoração da vitória no Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba.

Para o vice, Flávio Arns, as pesquisas merecem uma investigação. “Esse é um debate que tem de ser feito e aprimorado no processo político.”

O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, disse que o partido tinha razão em barrar a divulgação dos resultados. “Uma das coisas mais acertadas que nós fizemos foi contestar a metodologia das pesquisas. Prova disso é que nossa aferição bateu em cima”, afirmou. “Se eu fosse viver novamente os últimos dez dias [de campanha], faria da mesma forma.”

Rossoni disse ainda que pedir a impugnação foi uma decisão do partido e que ele assume a responsabilidade. “Nós não podemos perder uma eleição para pesquisas. A prova está aí. Nossas pesquisas internas mostravam outros números”, afirmou. Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de Bruna Maestri Walter e Euclides Lucas Garcia

Nenhum comentário: