Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 16 de outubro de 2010

Gráfica imprime dois milhões de panfletos anti-Dilma a pedido de bispo

Carta assinada por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini

Uma gráfica na zona sul da capital paulista imprimiu, até este sábado (16), 2,1 milhões de panfletos atribuídos à Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) contra a candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto e encomendados pela Diocese de Guarulhos. O panfleto é o mesmo distribuído na terça (12) em Aparecida (SP), pregando voto em candidatos que são contra o aborto nas eleições 2010.

As peças contêm o logo da CNBB, assinaturas eletrônicas de membros importantes da entidade e ataques ao PT, ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sua candidata. Nelas, o partido é acusado de "comprometer-se a legalizar o aborto", "reconhecer o aborto como direito humano da mulher", e "descriminalizar o aborto até o nono do mês de gravidez".

Paulo Ogawa, pai do dono da Editora Gráfica Pana, disse a jornalistas que o pedido inicial era por 20 milhões de panfletos, mas que a empresa não conseguiu atendê-lo. Ele mostrou um email da Diocese de Guarulhos - que foi sua cliente em outras ocasiões - no qual é solicitada a impressão de papéis com uma "campanha contra o aborto".

Ogawa exibiu o pedido, com data de 15 de setembro, e afirmou que foram pagos R$ 3.000 por cada 100 mil unidades, e disse já ter feito trabalhos para o PT, mas afirma não ter filiação partidária e diz fazer impressões para outras entidades e partidos.

No e-mail, Kelmon Luis, intermediário responsável pela encomenda dos panfletos para a Diocese, afirma que os textos devem ser "difundidos imediatamente às paróquias da sua cidade, pois enseja mensagem que interessa ao atual momento pelo qual passa o nosso querido Brasil".

O UOL Eleições entrou em contato com a diocese, mas ainda não obteve resposta. O bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, já se manifestou publicamente contra Dilma e a favor da eleição do presidenciável tucano José Serra.

A polícia chegou ao local nesta tarde levada pelo deputado estadual Adriano Diogo (PT), que disse ter recebido a informação da secretaria de comunicação do partido no Estado, sem dar mais detalhes. O PT registrou um boletim de ocorrência. Para a advogada do partido, Ana Fernanda Ayres, o material encomendado pela Diocese de Guarulhos configura crime eleitoral e propaganda irregular. A sigla também estuda ir à Justiça Eleitoral com pedido de busca e apreensão dos panfletos.

Membros da CNBB estão reunidos em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde também discutem a influência de temas religiosos na campanha eleitoral. Em janeiro deste ano, a Regional Sul 1 da CNBB havia distribuído uma nota em que acusava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser o "novo Herodes". Herodes, segundo a Bíblia, ordenou a "matança de inocentes". A nota de janeiro se referia também ao 3º Programa Nacional de Direitos Humanos. Fonte: Uol Notícias, reportagem de Maurício Savarese
O Panfleto tem o mesmo teor do distribuído em Aparecida pede voto em quem é contra o aborto

Primeira página do panfleto
Documento cita o atual governo Lula
Trecho recomenda voto em quem é contra o aborto

Nenhum comentário: