Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Bolsa-infrator" reduz reincidência de jovens infratores

O Zero Hora mostra hoje que uma proposta polêmica está dando certo no Rio Grande do Sul. É a tal "bolsa-infrator". O nome é maldoso. Mas funciona.

Segundo o jornal, o programa funciona assim: quando o adolescente infrator (ou em conflito com a lei, como manda o vocabulário politicamente correto) sai para a liberdade, ganha atendimento especializado.

Recebe atendimento pedagógico, psicológico e uma bolsa de R$ 220 para estudar. Em um ano de programa, dos 167 que foram atendidos, só 16 caíram em reincidência. O índice normal costuma ser até oito vezes maior.

É claro que se cria um dilema ético: muita gente (usualmente aqueles considerados de direita) vai dizer que o que o governo está fazendo é dando prêmios a quem deveria ser punido.

Para outros (normalmente a esquerda), a sociedade tem obrigação de resgatrar seus cidadãos, ainda mais se ainda em fase de formação.

Mas o curioso é justamente que o programa foi criado e implantado num governo do PSDB, de Yeda Crusius, que tem tido posturas cada vez mais à direita.

De qualquer modo, a discussão é boa, e é bom que venha à tona. Fonte: Blog Caixa Zero

Nenhum comentário: