Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Agentes penitenciários invadem a Câmara

Cerca de 200 agentes penitenciários de vários estados realizam neste momento uma vigília no Salão Verde da Câmara como forma de pressionar os deputados pela aprovação da PEC 308/04, que cria a Polícia Penal. Segundo o diretor da Federação Brasileira dos Agentes Penitenciários Cláudio Viana, líderes do movimento deverão se reunir no fim da tarde de hoje para discutir a possibilidade da realização de uma greve nacional.

Viana criticou a demora na votação da PEC, que está na dependência de acordo de líderes para inclusão na pauta do Plenário. "A PEC não implica aumento de custos e não fala em piso salarial. Nós estamos requerendo apenas uma nova organização do sistema penitenciário brasileiro e a institucionalização da carreira penitenciária", afirmou. Para Viana, a aprovação da proposta seria uma maneira de profissionalizar a carreira e “evitar que ela continue sob influência de facções criminosas”.

Invasão desde ontem

Na noite de ontem, dezenas de policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários invadiram o Salão Verde. Eles também querem a aprovação da PEC 300/08, que cria o piso salarial nacional para os policiais e bombeiros.

Os manifestantes esperavam a aprovação das propostas nesta terça-feira, mas como não houve votação no plenário, eles decidiram ficar acampados no Salão Verde até que as propostas sejam aprovadas. Antes da invasão, os policiais e agentes estavam concentrados na porta do corredor que dá acesso ao plenário. Depois de muito empurra-empurra, eles entraram ao grito de "A Casa é nossa".

A Direção Geral da Câmara informou que os manifestantes vão poder ficar no Salão Verde até quando quiserem.

Íntegra da proposta:
PEC-308/2004
Fonte: Agência Câmara, reportagem de Murilo Souza e edição Wilson Silveira

Nenhum comentário: