Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

Maringá recebe a Orquestra Sinfônica do Paraná

Maringá recebe nesta terça-feira (13) a Orquestra Sinfônica do Paraná. A apresentação acontece no Teatro Regional Calil Haddad (Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, zona 5) às 20h. O maestro Alessandro Sangiorgi que será o regente de todos os concertos preparou um programa com as obras: "Shéhérazade, Suíte Sinfônica, op. 35", de Nikolai Rimski-Korsakov (1844-1908) e "Romeu e Julieta, três suítes", de Sergei Prokofiev (1891 ¿ 1953).

Esta é a segunda série de concertos que a Orquestra Sinfônica apresenta em cidades do Paraná este ano, e tem como objetivo descentralizar e tornar mais acessível o trabalho desenvolvido pelo do grupo artístico aos diferentes públicos. Na quarta-feira (14), a apresentação será em Apucarana no Cine Teatro Fênix. E no dia 15 (quinta-feira) estará no Festival de Música de Londrina, com concerto às 20h, no Cine Teatro Ouro Verde.

A primeira obra do concerto, "Shéhérazade, Suíte Sinfônica, op. 35", do compositor russo, Korsakov foi composta em 1888, inspirada nos contos das "Mil e uma Noites" e leva o nome da principal personagem "Shéhérazade".

A obra divide-se nos temas: 1) "La mer et le vaisseau de Simbad" ( O Mar e o Navio de Simbad ); 2) Le récit du prince Kalender ( A História do Príncipe Kalender); 3) Le jeune prince et la jeune princesse" (O Jovem príncipe e a princesa) e 4) "Fête à Bagdad - La Mer - Le Vaisseau se brise sur un rocher surmonté d'un guerrier d'airain" (Festa em Bagdá - Naufrágio do Barcos nas Rochas).

A segunda obra do concerto, as três suítes de Romeu e Julieta, é de Sergei Prokofiev, também compositor russo.

Os trechos que serão apresentados são: "Montequios e Capuletos ¿ Suíte n° 2 op. 64"; "Romeu e Julieta ¿ Suíte n° 1 op. 64"; "Julieta menina ¿ Suíte n° 2 op. 64"; "Romeu no túmulo de Julieta ¿ Suíte n° 2" e "Morte de Julieta ¿ Suíte n° 3 op. 101".

A composição foi escrita em 1935 sob encomenda para o Ballet Kirov. É uma das obras mais apreciadas, pela inspiração melódica e pela grande variedade rítmica, e pelo caráter memorável dos principais temas. Conta a trágica história de amor vivida entre dois jovens, Romeu e Julieta, cujas famílias, Montequios e Capuletos eram inimigas declaradas. Fonte: O Diário

Nenhum comentário: