Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lula tenta “última cartada” por base aliada

O presidente Lula (PT) deve atuar decisiva e pessoalmente, neste início de semana, nas negociações para evitar que o senador Osmar Dias (PDT) desista de disputar o governo do Paraná e sele aliança com o PSDB

O presidente Lula (PT) deve atuar decisiva e pessoalmente, neste início de semana, nas negociações para evitar que o senador Osmar Dias (PDT) desista de disputar o governo do Paraná e sele aliança com o PSDB. A expectativa dos operadores políticos de Lula é que Osmar se reúna hoje, em Brasília, com o governador Orlando Pessuti (PMDB); o presidente estadual do PR, deputado Fernando Giacobbo; o presidente estadual do PSC, deputado Ratinho Junior; e o presidente nacional do PDT, ministro do Trabalho Carlos Luppi. Seria o derradeiro esforço de Lula para unir todos os partidos da base aliada nacional em torno da candidatura de Osmar Dias ao governo.

O encontro está marcado para a véspera da reunião da Executiva Nacional do PDT que vai analisar a proposta de aliança com o PSDB de Beto Richa no Paraná, no qual Osmar desistiria de disputar o governo para concorrer ao Senado. Nesse caso, o PDT indicaria o vice do tucano. A previsão, porém, é que a cúpula nacional do PDT vete a aliança, indicando a candidatura de Osmar para o governo com o apoio do PT e do PMDB. Sem o pedetista, o PT fica sem alternativas para construir no Paraná um palanque forte para o projeto presidencial de Dilma Roussef. Nacionalmente, o PDT já fechou o apoio a Dilma.

Na hipótese de Dias decidir disputar o governo, o acordo para desistência de Pessuti incluiria a indicação de um peemedebista como candidato a vice-governador. Entre as possíveis indicações, os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures são os mais cotados. Pesa o fato de ambos terem base eleitoral em Curitiba, justamente o principal reduto de Beto Richa.

Caso o acordo seja firmado, o próprio presidente Lula ficaria encarregado de anunciá-lo, ao lado de Osmar e da candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef. Nesse cenário, a coligação reunindo os principais partidos da base aliada seria confirmada em convenção do PT e PMDB paranaenses, marcada para sábado.

A confirmação da candidatura de Osmar Dias ao governo, daria emoção a disputa, já que as mais recentes pesquisas indicam que apenas 6 pontos percentuais o separam do favorito, Beto Richa.

Ao longo da campanha, o pedetista poderia ainda se beneficiar da popularidade de Lula e da onda de crescimento de Roussef – que já aparece em igualdade de condições com o tucano José Serra – e com cerca de 10% do eleitorado que manifesta preferência por Orlando Pessuti nas sondagens.

Em 2006, o próprio Osmar Dias esteve bem próximo de conquistar o Palácio das Araucárias. Naquele ano, a decisão foi para o segundo turno e Requião venceu por diferença de apenas 10,5 mil votos. Fonte: Bem Paraná, reportagem de Abraão Benício

Nenhum comentário: