Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Começam as convenções partidárias no Estado

O período estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização de convenções inicia hoje com três partidos já realizando os seus encontros no Paraná. Mas, ao final do dia, apenas duas pessoas poderão se dizer candidatas às eleições majoritárias de 3 de outubro: Luiz Felipe Bergmann e Luiz Piva, candidatos pelo PSOL ao governo e ao Senado, respectivamente.

No PSB, a reunião será para confirmar o apoio ao tucano Beto Richa para o governo, sem o lançamento de candidato ao Senado. Enquanto no PDT, a convenção não definirá nada.

“O PDT vai propor a seus convencionais para que delegue à Executiva que decida que caminho o partido tomará nas eleições estaduais”, disse o presidente estadual do partido, deputado Augustinho Zucchi.

Para o PDT do Paraná, a convenção nacional do partido, marcada para sábado, dia 12, será mais importante que a estadual. “Aguardaremos alguns detalhes da convenção nacional para definirmos as coligações”, disse Zucchi, que consultou o diretório nacional sobre a possibilidade de apoiar Beto Richa, mesmo com o PDT apoiando Dilma Rousseff (PT) no campo nacional.

Com a presença confirmada do presidente Lula e da candidata Dilma na convenção nacional, o deputado pode ter dificuldade em aprovar sua tese. A coluna Panorama Político, do jornal O Globo de ontem trazia informação de que o ministro do Trabalho Carlos Lupi (presidente licenciado do PDT nacional) teria ouvido de Osmar Dias, de que o senador iria para a disputa para o governo do Estado.

A reportagem de O Estado não conseguiu contato com Lupi e não foi atendida por Osmar, que estava envolvido na discussão do pré-sal no Senado. A convenção do PDT está marcada para às 17h, na sede estadual do partido, no bairro Jardim Social, em Curitiba

No PSB, a maior expectativa é pela presença do ex-prefeito de Curitiba. Com apoio garantido, Beto Richa deve ser o centro das atenções no encontro do partido do prefeito Luciano Ducci.

Mesmo apoiando Dilma no plano nacional, o PSB do Paraná recebeu autorização para caminhar com os tucanos no Paraná, uma vez que, em troca, herdou a prefeitura da capital. Os convencionais do PSB se reúnem às 14h, no hotel Dom Pedro I, em Curitiba.

A primeira convenção do dia, marcada para 13h30, será a única a definir candidatos às majoritárias. Luiz Felipe Bergmann será o primeiro candidato oficial ao governo do Estado. Luiz Piva será lançado para o Senado.

O PSOL ainda manterá, na convenção, o indicativo de formação de Frente de Esquerda, com PSTU e PCB, deixando aberta a outra vaga para o Senado, mas dependerá da concordância dos dois partidos em suas convenções.

Os partidos têm até o dia 30 para realizarem suas convenções e definirem seus candidatos. O PSDB marcou seu encontro para o dia 19, enquanto PT e PMDB só realizarão a reunião final do dia 26 e esperam, até lá, estarem com suas coligações definidas. Fonte:Paraná Online, reportagem de Roger Pereira

Nenhum comentário: