Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Richa termina roteiro no Vale do Ivaí com audiência em Apucarana

Lideranças querem atenção especial para o interior e políticas públicas de incentivo à geração de emprego

O pré-candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, conclui nesta sexta-feira a viagem de três dias de visitas a 17 municípios do Vale do Ivaí. Às 19h30, Richa participa de uma audiência pública organizada pelo o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela, na Câmara Municipal de Apucarana, onde receberá as propostas da região para seu futuro plano de governo.

Durante o dia, o pré-candidato teve encontros com lideranças de Marumbi, Kaloré, Borrazópolis, Novo Itacolomi e Rio Bom. Acompanharam o roteiro de encontros os deputados estaduais Miltinho Puppio, Luiz Nishimori, Ademar Traiano e Wilson Quinteiro, além de prefeitos e vereadores de municípios da região.

Na Câmara Municipal de Marumbi, Beto foi recepcionado por um grupo de idosos, que elogiaram o Hospital do Idoso, que está em construção em Curitiba. “É uma iniciativa ótima. Espero que seja levada para outras cidades, porque o idoso precisa de atendimento especial”, disse a aposentada Lúcia Esteves Pavézio, de 70 anos.

Marumbi tem a economia baseada na agricultura e pecuária, boa parte da população trabalha na Usina de Álcool da Cooperval, de Jandaia do Sul. A cidade também possui empresas de confecção, que geram cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

Em Kaloré, o encontro de Richa com as lideranças locais aconteceu no Centro Cultural de Kaloré e reuniu cerca de 200 pessoas. O município também tem na Usina de Álcool da Cooperval, em Jandaia do Sul, uma das maiores fontes de empregos. O cultivo de cereais, especialmente soja e trigo, são o forte do município. O presidente da Câmara de Kaloré, vereador André Luis Pereira (PT), disse a Richa que espera atenção especial ao interior do Paraná. “Queremos criar condições, através do desenvolvimento social e econômico da região, para que as pessoas permaneçam aqui, com qualidade de vida”, afirmou.

Para o presidente do PDT de Kaloré, Edmílson Luis Stencel, a maior necessidade do município é a geração de emprego. “Uma área estratégica é a confecção e facção. Precisamos de apoio para incentivar esse segmento”, sugeriu.

Combate às drogas

Em Califórnia, município que visitou na quinta-feira (13), Beto Richa participou da cerimônia de formatura de cerca de 150 crianças no Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Assis. Os estudantes, com idades entre nove e 10 anos, de escolas municipais, participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná. “Fico feliz em ver que temos hoje crianças mais conscientes. É fundamental trabalhar na conscientização e prevenção ao uso das drogas, especialmente, dos jovens”, disse Richa. “Essas crianças agora se transformam em agentes para banir as drogas da nossa sociedade.”


No encontro, Richa falou sobre a importância da parceria e do bom relacionamento com os parlamentares paranaenses no Congresso Nacional, para atrair recursos e projetos para o Estado. “O Paraná precisa de uma bancada federal em sintonia com o governador do Estado. Quando não há diálogo nem entendimento, não há avanço”, disse Richa. “O governador tem que ser exemplo da serenidade, da tolerância, da conciliação. Tem que ser aquele que reúne e atua em favor dos interesses da nossa gente. Queremos trazer de volta o Paraná do respeito, do diálogo. Esse foi o estilo adotado na administração de Curitiba.”

O prefeito de Borrazópolis, Osvaldo Campos de Almeida (PT), disse que acompanhou o bom trabalho que Richa fez em Curitiba e que vai levar propostas para a audiência em Apucarana. “Precisamos resolver os problemas dos pequenos municípios, que são muitos”, disse Almeida. Borrazópolis é referência na fabricação de doces caseiros à base de leite e bonecas de tecido, boa parte da população trabalha na indústria de doces Doce Rural. Além de empresas de confecção, a cidade, que é conhecida como a Rainha dos Cafezais, tem muitos produtores de grãos, criação de gado e frango de corte e desde 2007, ganha força o cultivo de tomate em estufas e de banana.

Nenhum comentário: