Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 29 de maio de 2010

Preso é achado morto em presídio de segurança máxima de Catanduvas

Renildo dos Santos Nascimento foi transferido para a unidade em 2009. Ele era suspeito de comandar série de ataques a ônibus em Salvador

Agentes da Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná, encontraram, na manhã desta sexta-feira (28), o corpo de um detento enforcado em uma das celas da unidade. Segundo informações da Polícia Federal (PF) de Cascavel , o preso foi identificado como Renildo dos Santos Nascimento, que responde por crimes de tráfico e homicídio em Salvador.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, o preso foi transferido, com mais 13 criminosos, para a unidade de segurança máxima em setembro do ano passado, depois de uma série de ataques a ônibus e postos policiais na capital baiana.

O agente federal Cláudio Fávaro, da PF de Cascavel, disse ao G1 que participou da operação de abertura da cela, que também foi acompanhada por procuradores da República. "Trata-se de um ambiente federal. O trabalho também foi acompanhado por peritos federais. Ele [preso] usou calças e lençóis para fazer a tereza [corda improvisada feita de retalhos]."

Segundo a PF, a mulher e o filho do preso estão morando em Catanduvas e ainda não sabem se o corpo de Renildo será sepultado na cidade paranaense ou se será levado para Salvador. "Os presos nos disseram que ele [Renildo] vinha reclamando que a família estava passando dificuldades e isso teria sido a motivação para o suicídio."

A Justiça Federal do Paraná e o Departamento Penintenciário Federal (Depen) vão instaurar processo administrativo para investigar as causas da morte do preso.

Perfil

Renildo dos Santos seria integrante de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de cocaína na Bahia, segundo informações da Polícia Civil da Bahia. Em nota da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o órgão aponta que Renildo teria sido o mentor da chacina ocorridano Bairro Mussurunga, em Salvador, em 2008.Fonte: G1/Globo.com

Nenhum comentário: