Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pré-candidato do PSDB percorre o Vale do Ivaí para discutir propostas ao Plano de Governo

No primeiro dia de uma viagem a 17 municípios do Vale do Ivaí, para discutir seu Plano de Governo, o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa, voltou a ressaltar a importância de governar com os olhos voltados para o interior. “Hoje mais de um terço da população do Paraná vive em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional, que precisam receber investimentos, se não a população vai para os grandes centros, onde se depara com outros problemas sociais, como a violência”, disse Richa em Bom Sucesso, nesta quarta-feira (12).

Richa destacou a proposta de promover a interiorização do governo. "Esse é um caminho possível para o Estado do Paraná, assim como fizemos em Curitiba, promovendo audiências públicas em todos os bairros para ouvir a população", afirmou. Na sexta-feira (14), Richa encerrará a viagem com uma audiência pública organizada pelo PSDB e pelo Instituto Teotônio Vilela, em Apucarana, onde receberá uma compilação das propostas apresentadas pelas comunidades da região. .

O Vale do Ivaí tem grandes demandas nas áreas de segurança, saúde e emprego e concentra alguns dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. Em São João do Ivaí, Richa destacou a importância de desenvolver uma política pública eficaz, enérgica e competente na área de segurança pública, além de fazer parcerias com a sociedade civil, para combater a violência. “Estamos diante de uma epidemia com essa nova droga, o crack, que bate à porta das casas, invade as escolas e corrompe nossos jovens”, afirmou Richa. Quando foi deputado estadual, Richa criou projeto de lei que instituiu o Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas (Funpred) e, como prefeito de Curitiba, criou a primeira secretaria antidroga do País.

O vice-prefeito de São João do Ivaí, Edilson José Lopes, disse que a região precisa de apoio para gerar mais empregos. A Usina Vale do Ivaí Açúcar e Álcool, em São Pedro do Ivaí, é a única grande geradora de empregos da região, com pouco mais de 2.800 empregos entre diretos e indiretos. “Se o estado agir para incentivar a atração de investimentos, como a instalação de agroindústrias para manufaturar a produção agrícola local, teremos um grande avanço”, afirmou Lopes.

Para fomentar a geração de empregos, principal demanda da população do Vale do Ivaí, Richa citou programas implantados pelo ex-governador José Richa, como o Clic Rural (eletrificação) e o de microbacias e disse que é preciso fortalecer a agricultura, com mais apoio aos órgãos técnicos do Estado. Richa também destacou o potencial do Paraná com suas riquezas naturais. “O que falta é um governo parceiro, que seja indutor do desenvolvimento social e econômico. Porque ninguém quer esmola. As pessoas querem oportunidades", disse.

Os deputados estaduais Luiz Accorsi, Luiz Nishimori, Ademar Traiano e o ex-deputado Miltinho Puppio, todos do PSDB, acompanham o roteiro de visitas à região do Vale do Ivaí.

VISITA À EXPOINGÁ

Nesta quinta-feira (13) à noite, Beto Richa estará em Maringá, para visitar a 38° Exposição Internacional de Maringá – Expoingá, promovida pela Sociedade Rural de Maringá. “A Expoingá já se consolidou como espaço de negócios para produtores rurais e empresários, de diversos segmentos, e também como vitrine das tecnologias mais recentes em matéria de implementos, equipamentos e insumos para a agropecuária, além de ser uma fonte de geração de emprego e uma grande opção de lazer e turismo para a região”, afirma Richa. “Trata-se de um evento cuja dimensão já ultrapassou as fronteiras nacionais”.

ROTEIRO NO VALE DO IVAÍ

Nesta quinta (13), Richa participará de encontros políticos em Lidianópolis (10h), Cruzmaltina (11h30), Faxinal (13h30), Mauá da Serra (15 h), Marilândia do Sul (16h30) e Califórnia (18h). Depois segue para Maringá, na visita à 38ª Expoingá.

Na sexta-feira (14), estará em Marumbi (10h), Kaloré (11h30), Borrazópolis (13h30), Novo Itacolomi (15h), Rio Bom (16h30). Às 19h30, o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela promovem, na Câmara Municipal de Apucarana, uma audiência pública, com a participação de Beto Richa.

Nenhum comentário: