Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 23 de maio de 2010

Possível candidatura de Lula à ONU esbarra no protocolo

Escolha de secretário-geral obedece a rodízio entre continentes e privilegia reeleição do atual ocupante do cargo

Apesar de o acordo nuclear iraniano costurado pelo Brasil não ter conseguido derreter corações e encantar mentes no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), serviu para realimentar as especulações sobre uma possível candidatura de Lula ao secretariado-geral da ONU.

O próprio presidente jamais confirmou a intenção de concorrer, porém vários chefes de Es­­tado disseram apoiá-lo, e órgãos de imprensa estrangeiros noticiaram negociações de bastidor para que Lula possa substituir o sul-coreano Ban Ki-moon, cujo mandato termina em 2011.

Reportagem publicada em março pelo jornal britânico The Times afirmava que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, é o orquestrador da candidatura Lula. O petista também recebeu o apoio explícito do primeiro-ministro de Portugal, José Só­­crates. Em entrevista à RedeTV! exibida no domingo passado, Sócrates disse que “estaria na primeira fila” dos apoiadores a uma possível candidatura de Lula ao posto mais alto da ONU.

Em uma espécie de pré-campanha velada, o presidente brasileiro tem feito comentários sobre a atuação das Nações Uni­­das. “A ONU, como está, representa muito pouco. Se continuar assim débil, nunca vai servir corretamente ao governo global que se necessita dela”, declarou Lula em entrevista ao jornal espanhol El País.

Para o sociólogo Gustavo Biscaia de Lacerda, professor da Universidade Tuiuti do Paraná, a escalada de Lula na política global depende de fatores externos. “Antes de se aventar essa possibilidade, é preciso ver se o contexto internacional permite uma candidatura de Lula à ONU. A atuação de um secretário-geral é sempre delicada, porque ele não é um governante mas um intermediador. O atual secretário, Ban Ki-moon, não é muito ativo, mas não se tornou um incômodo para o Conselho de Segurança, então não haveria motivos para ele sair”, analisa.

Obstáculos

Para conquistar o objetivo internacional, Lula precisa vencer alguns obstáculos protocolares. O mais imediato deles é a disponibilidade da vaga. Ban Ki-moon foi eleito em 2006 para um mandato de cinco anos, e tem direito a concorrer à reeleição em 2011.

Tradicionalmente, os secretários concorrem a um novo mandato, e a eleição se torna apenas uma formalidade. Além disso, os candidatos a secretário-geral são pré-selecionados a partir de um rodízio entre os continentes. Mesmo que Ban não prossiga como chefe da ONU, a Ásia teria então o direito de indicar um outro nome para substituí-lo no próximo mandato.

Lula também perde pontos por ter posição definida sobre questões controversas. As tendências pró-Palestina de Lula no impasse com Israel, a simpatia pelo regime cubano dos irmãos Castro e defesa do programa nuclear iraniano provocam desgaste perante o Conselho de Segurança.

O colunista Andres Oppen­­heimer, do jornal norte-americano Miami Herald, escreveu em artigo: “Não há nada de errado em uma potência emergente como o Brasil tentar resolver grandes crises internacionais, apesar de Lula ter um histórico lamentável de sempre partir para o resgate de alguns dos ditadores mais implacáveis do mundo. Eu gostaria muito de ver o Brasil assumindo riscos para apoiar a democracia e os direitos humanos.”

Uma alternativa para Lula iniciar a carreira diplomática internacional apontada por analistas internacionais é ocupar a direção da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com sede em Roma. O atual ocupante do cargo, o senegalês Jacques Diouf, está à frente do órgão desde 1994 e planeja se aposentar em breve. O respeito internacional ao programa Bolsa Família é um ponto a favor do presidente brasileiro. Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de Osny Tavares

Nenhum comentário: