Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ONU elogia papel de Brasil e Turquia na questão iraniana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu que o governo iraniano ofereça esclarecimentos sobre seus planos nucleares ao mesmo tempo em que elogiou os esforços diplomáticos do Brasil e da Turquia no que diz respeito ao programa nuclear do país persa.

"As Nações Unidas saúdam os recentes esforços diplomáticos do Brasil e da Turquia para refrear o programa nuclear iraniano", disse o secretário-geral durante uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. "Mas o Irã ainda tem de esclarecer que seu programa nuclear tem propósitos pacíficos e não militares."

Brasil e Turquia intermediaram um acordo que permitiria ao país trocar urânio de baixo enriquecimento por combustível nuclear mais enriquecido. Mas o acordo foi recebido com ceticismo pelos Estados Unidos e outros países, que insistem na possibilidade de novas sanções econômicas contra o Irã.

Ban Ki-moon disse que "o Conselho de Segurança da ONU vai continuar as discussões sobre a possibilidade de sanções. Ainda há uma séria falta de confiança a respeito do programa nuclear iraniano."

Coreias

Ele também comentou sobre o aumento das tensões entre as Coreias do Sul e do Norte. As Coreias têm se desentendido nos últimos dias por causa de acusações de que um ataque com torpedo norte-coreano foi responsável pelo naufrágio de um navio militar sul-coreano.

"A prerrogativa da ONU é tomar medidas para manter a paz e a segurança permanentes nas Coreias", disse Ban Ki-moon. "A ONU pediu ao Conselho de Segurança que tome as medidas necessárias para tranquilizar a situação entre as Coreias."

O secretário-geral da ONU, porém, não deu detalhes sobre as medidas que podem ser tomadas. "A ONU está monitorando de perto as tensões entre as Coreias do Sul e do Norte", disse ele. As informações são da Dow Jones. Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: