Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Servidores fazem ato em frente ao Palácio das Araucárias

A manhã de terça-feira foi marcada por manifestações em defesa dos direitos dos servidores

Na manhã desta terça-feira (27) os servidores públicos estaduais realizaram manifestação em defesa dos seus direitos, em frente ao Palácio das Araucárias. Desde as 9h, dirigentes sindicais das entidades que compõem o Fórum dos Servidores Estaduais falaram sobre as principais bandeiras de luta da categoria. O momento também foi de comemoração dos 63 anos da APP-Sindicato, transcorrido ontem (26).

Entre as principais reivindicações destacadas pelos líderes sindicais estão o reajuste de 14,89%, sobre todas as Gratificações existentes no Poder Executivo, o reajuste geral de 5%, e a melhoria do SAS (Sistema de Atendimento à Saúde do Servidor).

Os servidores públicos empunharam faixas cobrando o compromisso assumido pelo governo sobre o reajuste das gratificações. Na última reunião de negociação do FÓRUM com o Governo, as direções sindicais foram surpreendidas com a informação de que o reajuste de 14,89% incidentes sobre as Gratificações no Poder Executivo não seria pago na forma acertada na reunião anterior. O reajuste das gratificações deveria ter ocorrido ainda no mês de março.

Outra grande preocupação dos servidores é com o SAS, para o qual são destinados mais de 100 milhões de reais anualmente e o atendimento à saúde dos servidores continua deficiente. O secretário de políticas Sindicais da APP-Sindicato, professor José Rodrigues Lemos destacou que o atual sistema favorece os hospitais conveniados que prestam menor número de atendimentos, já que recebem valores fixos, independente do número de servidores atendidos. Portanto, atualmente, quanto menos atendimentos, maior o lucro dos hospitais conveniados.

Os servidores também reivindicam o pagamento do reajuste geral de 5% aprovados pela Assembléia. Em 2009, a reposição salarial da data base somente foi implantada na folha de pagamento do mês de junho/2009, em evidente descumprimento da lei da data base.

Aulas de 30 minutos - A mobilização dos servidores estaduais também foi reforçada com a realização de aulas de 30 minutos. O tempo restante das aulas é utilizado pelos educadores para debates sobre os principais itens da pauta de reivindicações da categoria. Os educadores debatem a força do ato do dia 16; o andamento das negociações; o processo de posse dos concursados, a liberação das licenças especiais; a contratação de funcionários PSS e a equiparação salarial, para a qual são necessários 25,97% de reajuste para os educadores.

No Instituto de Educação de Educação do Paraná, os professores se reuniram após o término das aulas para debater, alem da pauta de reivindicações, os principais avanços conseguidos por professores e funcionários nos últimos anos. A adesão às aulas de 30 minutos nas escolas foi significativa na manhã desta terça-feira.

Aniversário da APP - Durante a mobilização desta terça-feira, a APP-Sindicato aproveitou para comemorar os seus 63 anos, transcorridos ontem. Os servidores públicos cantaram parabéns à entidade e a Direção distribuiu bolo a todos. A presidente Marlei Fernandes de Carvalho destacou que está é uma das melhores maneiras de comemorar a data: em plena luta!

Continuidade - A programação da mobilização de hoje continua com a realização de aulas de 30 minutos na rede estadual à tarde e à noite. Das 14h às 16h30 haverá ocupação e uso da tribuna livre da Assembleia Legislativa do PR.

Direitos reivindicados pelo Fórum dos Servidores:
Reajuste de 14,89% e incorporação das gratificações, retroativo ao mês de março/2010;

Pagamento antecipado do reajuste geral (5%) incidente já para o mês de abril/2010;

Melhorias do SAS;

Implementação das cláusulas sociais com imediato reajuste, ampliação e restauração do auxilio alimentação, vale transporte e educação infantil/creche;

Imediata admissão/contratação dos concursados. Fonte:Fórum dos Servidores Públicos do Paraná

Nenhum comentário: