Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Professores estaduais também vão parar em março

Categoria aprovou dia de paralisação para realizar protestos

Outra categoria que promete parar no dia 16 de março é dos professores da rede estadual de ensino do Paraná. O ato será para reivindicar aumento salarial no estado e também acompanhará uma manifestação nacional, que será realizada no mesmo dia, para que seja implantado o piso nacional da categoria. A data foi definida em uma assembleia realizada no Centro Cívico, no sábado (20), em Curitiba.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) informa que a categoria quer um reajuste salarial de 25,97%. Isso representaria a equiparação do salário inicial dos professores com o salário inicial das demais categorias do ensino superior do estado, segundo o sindicato.

A categoria também pede melhores condições de saúde para os funcionários da educação estadual e a posse de professores e funcionários aprovados nos últimos concursos públicos feitos no estado. O APP-Sindicato afirma que existem 5 mil servidores que ainda não tomaram posse e que podem substituir os contratos temporários.

A concentração no dia 16 de março começará às 9 horas na Praça Santos Andrade, com caminhada até o Palácio das Araucárias, no Centro Cívico. No dia 27 de março, o sindicato fará uma avaliação de como estão as negociações e serão definidos os rumos do movimento. Fonte: Bem Paraná

Um comentário:

Unknown disse...

É mais que justo exigir a equiparação salarial dos professores com os funcionários do executivo estadual. Orçamento existe, o que falta é vontade política para valorizar o profissional da educação, tão diminuído desde a década de 1960. Além disso, a exemplo da Finlândia, o Estado poderia subsidiar bolsa de Mestrado para todos os educadores, aumentando a pesquisa e, consequentemente, a qualidade de ensino-aprendizagem dos educandos.