Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fórum dos Servidores reúne-se com o governo

Edianês Vieira
Secretária de Administração confirma reajuste nas gratificações a partir de março deste ano

O Fórum dos Servidores Estadual reuniu-se na manhã desta quinta-feira (25), na Secretaria de Administração e Previdência com a secretária Maria Marta Lunardon para dar prosseguimento às negociações da pauta de reivindicações dos Servidores do Estado.

Os principais pontos abordados na reunião foram o reajuste dos vencimentos na data-base e o reajuste das gratificações, congeladas desde 2002. A secretária confirmou um reajuste de 14,89% nas gratificações a partir de março, mas comunicou ao Fórum que o reajuste não será retroativo à janeiro, como era a reivindicação dos servidores.

Quanto ao reajuste dos vencimentos dos servidores em geral, a secretária disse que deverá acompanhar o índice de inflação, fincando em torno de 5%. Ficou garantida a incidência do reajuste sobre as gratificações.

A Secretária também manifestou a urgência nas nomeações das diversas carreiras do Estado, principalmente da saúde e educação. O Fórum dos Servidores manifestou ainda à secretária a sua preocupação em relação ao portal da transparência, principalmente com relação à divulgação do local de trabalho, como a correção dos salários onde aparece o valor bruto, causando uma irrealidade de valores.

O Fórum manifestou seu parecer favorável à transparência de informação. Mesmo assim ficou estabelecida uma comissão para debater e aprofundar o tema e propor alterações.

As questões relativas ao Sistema de Atendimento à Saúde do Servidor, à saúde ocupacional (sistema de atenção integral à saúde) e à Previdência do Estado serão tratadas em Comissões criada especificamente para debater estes assuntos. A APP-Sindicato comporá as duas comissões. Também ficou estabelecida uma comissão que vai debater a situação financeira do Estado, o Dieese vai assessorar o Fórum nesses debates.

Um longo debate foi realizado em torno da necessidade de se rever várias carreiras e também regulamentar no QPPE a promoção e a progressão. Desde a implementação da lei que as promoções e progressões não tem bem definidas sua aplicabilidade, será necessário também um longo debate sobre a questão do desempenho dos profissionais.

A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, participou da reunião, além de representantes do Sindiseab, Sindsaúde, Sindiprol, Sinteoeste, Sindisec, Sindarspen, Sintespo, Sinteemar e demais sindicatos que compõem o Fórum. Pela Seap, também participou, além da secretária Maria Marta, a diretora Geral Regina Gubert. Fonte: Boletim Eletrônico APP

3 comentários:

Silvio J. Bondezan disse...

Parabéns ao Fórum, ao governo do Estado e a todos os servidores públicos pela criação do elo de negociações, onde prevalecem o respeito às instituições democráticas de representatividades.

Unknown disse...

Parabens a todos pela inciativa do Forum e principalmente a Secretaria Maria Marta pela abertura da discussão e no avanço em relação à Gestão de Pessoas no atual Governo

Unknown disse...

Ainda não vi publicação da correção das gratificações. Há algo de novo??