Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cúpula nacional tucana descarta mudar a decisão pró-Richa

Presidente do PSDB afirma que escolha do candidato será dos integrantes do partido no Paraná e que José Serra não vai intervir

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmou ontem que a cúpula do partido em Brasília não vai interferir nas decisões do diretório paranaense. O parlamentar tenta costurar uma saída de consenso entre Beto Richa e Alvaro Dias desde janeiro, mas ainda está distante de uma solução. Ele também não se espantou com o resultado da reunião em Curitiba.

“Era previsível que o diretório local seria favorável ao prefeito, já havia essa manifestação antes”, disse o senador. Guerra evitou comentar o posicionamento de Alvaro sobre a legalidade da decisão tomada ontem. “É uma questão que precisa ser resolvida no Paraná. O diretório e a executiva nacional estão fora.”

O presidente tucano também declarou que o PSDB tenta fazer um esforço para construir a maior aliança possível em todos os estados e que Richa tem demonstrado o mesmo espírito. “O que nós apoiamos é o esforço de unidade em torno do objetivo nacional. Mas o diretório nacional não está disposto a intervir nas decisões locais.”

A última reunião entre Guerra e os dois paranaenses ocorreu há duas semanas, em Brasília. Na oportunidade, o presidente do partido garantiu que chegaria a um acordo “pacífico” até antes do carnaval – o que não ocorreu. Ele também se comprometeu a levar a discussão para o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra.

“Serra está conversando constantemente com Alvaro, Beto e com os demais atores das eleições no Paraná. Ele quer contribuir, mas também não se dispõe a mudar qualquer decisão local.”

Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de André Gonçalves, Ari Silveira e Heliberton Cesca

Nenhum comentário: