Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dois presos fogem da Penitenciária de Londrina dentro de caminhão baú

Direção da unidade prisional se limitou a confirmar a fuga. Veículo é utilizado para levar matéria-prima e recolher copos, canudos e pratos descartáveis produzidos pelos detentos

Em uma ação ousada e planejada, dois detentos conseguiram fugir dentro de um caminhão da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), na última sexta-feira (11). Procurada, na manhã desta quarta-feira (16), a direção se limitou a confirmar a fuga e afirmou que todas as informações seriam repassadas pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Seju). A assessoria de imprensa da Seju disse que não iria se pronunciar sobre o caso.

Segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná em Londrina, Antonio Alves da Silva Filho, os presos conseguiram ludibriar a segurança e escaparam dentro de um caminhão baú, que leva matéria-prima e recolhe copos, canudos e pratos plásticos produzidos pelos detentos.

“Os presos produzem uma grande quantidade de material e o caminhão entra e sai lotado. Para fugir, eles tiveram o apoio de mais dois detentos, que retiraram uma placa de amianto do telhado que divide o setor de oficinas e pularam para o local onde os foragidos estavam trabalhando. Quando o caminhão vai sair, os presos são trancados e contados. Nesse momento, os dois comparsas ficaram entre os demais presos e a contagem deu a mesma da inicial. Com isso, o agente penitenciário não percebeu a fuga”, relatou.

O sindicalista, que já trabalhou na segurança do setor de produção de produtos plásticos, argumentou que é “muito difícil” fazer o controle de todo o material que entra e sai da PEL. Segundo ele, o caminhão sempre está com a sua capacidade máxima. “Já tinha alertado sobre essa situação e pedi providências, pois a carga é tão grande que é impossível entrar no caminhão. As caixas são colocadas até o teto, o que impede a visão do fundo do baú. Até falei que se colocassem dez armas nas caixas, elas entrariam com facilidade. Não dá para vistoria todas as caixas. A fuga mostra que nenhuma providência foi tomada”, disse. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: