Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Detentos farão Enem em outra data, diz MEC

A data de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos presídios foi adiada para 5 e 6 de janeiro de 2010, às 13 horas. Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) com a decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. A aplicação especial foi de­­cidida por questão de segurança e logística. Para os demais es­­tudantes, as provas serão aplicadas amanhã e no domingo. Mais de 4,1 milhões de estudantes estão inscritos no Enem.

A prova com data diferente será aplicada em 339 unidades prisionais que efetuaram a inscrição de seus detentos. A mu­­dança ocorreu para garantir a segurança das provas, segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pela elaboração do Enem.

A secretária de Estado de Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde, que preside o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e integra o grupo de governança do Enem, explica que uma prova especial para os detentos vem sendo estudada desde que a avaliação foi adiada em outubro devido ao vazamento da prova. “O sistema prisional expôs que dezembro é um mês complicado. Muitos detentos estão fora dos presídios para julgamento de solicitações do indulto de Natal. O MEC tentou uma unificação, mas o sistema prisional não garantiu a segurança”, afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, as questões para os detentos serão diferentes das aplicadas neste fim de semana, mas terão nível de dificuldade idêntico. O Inep não informou se a mudança afetará a entrega dos resultados para as 44 universidades federais que usarão a nota do Enem como processo seletivo.

Religião

Ontem o Superior Tribunal Fe­­deral (STF) negou definitivamente o pedido de estudantes judeus para fazer o Enem em data diferente da marcada para outros estudantes. Segundo informações da Agência Brasil, o plenário do STF concordou com a decisão do presidente da casa, ministro Gilmar Mendes, que havia suspendido a decisão do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, que obrigava a União a marcar data alternativa. O pedido foi feito porque os judeus costumam guardar o shabat, período sagrado judaico, que começa ao pôr-do- sol da sexta-feira e vai até o pôr-do-sol do sábado. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: