Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Conheça um pouco da História e do compromisso com Deus deste servo do Senhor Jesus Cristo: Pastor Macedo


Uma vida dedicada
a Deus e ao próximo


Foto: Pastor Macedo e sua esposa irmã Agripina

Semblante sereno e imagem do dever cumprido, o pastor João Barbosa de Macedo, 84 anos, é filho de Francisco Barbosa de Macedo e de Celestina Maria da Piedade. Nasceu no dia 5 de agosto de 1920, em Tibagi, Paraná. Passou a infância em Ortigueira, região central do Estado. Em 1946, casou-se com Agripina Lisboa de Macedo. Tiveram 16 filhos.

Quando ainda pré-adolescente, foi sua tia Ida a responsável pela primeira leitura da Bíblia Sagrada em português. Em 1938, aos 18 anos, decidiu-se por Jesus e pela mensagem pentecostal. Tempos difíceis. Os pentecostais sofriam grande perseguição no Sul do Brasil. Esse encontro com Jesus se deu em um pequenina congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Faxinal de São Sebastião, Paraná.

Em meados de 1940, quando transcorria a Segunda Grande Guerra Mundial, apresentou-se para o serviço militar, permanecendo no Exercito Brasileiro ate 1963, quando aposentou-se com a patente de Primeiro Tenente. Serviu a maior do tempo de sua carreira militar, como sargento da cavalaria, destacando-se como instrutor do CPOR - um centro de preparação de oficiais.

Perseverança. Sempre

Apesar dos 25 prestados às Forcas Amadas, nunca deixou de trabalhar na obra de Deus como cooperador ativo. Foi um dos pioneiros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Guarapuava.

Em 1959, foi transferido para Curitiba. E em 1968, como presbítero, assumiu uma das diretorias do Abrigo Esperança, uma casa de saúde que proporcionava hospedagem, atendimentos médicos prévios e encaminhamento de pessoas carentes vindas do interior do Estado e que se dirigiam à capital em busca detratamento de saúde.

Nessa época, pediu baixa do Exército Brasileiro. Passou a dedicar-se exclusivamente à obra de Deus. Ainda em Curitiba, dirigiu alguns setores e congregações, como presbítero. Também foi conselheiro da União de Mocidade da Assembléia de Deus na capital e membro atuante da Comissão de Construção e Finanças daquela igreja. Serviu por dois anos como Vice-Presidente da Assembléia de Deus em Curitiba. Trabalhou ao lado do Pastor José Pimentel de Carvalho.

Em 11 de junho de 1974, foi consagrado Pastor pela CIEADEP – Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Paraná. Instituição para qual trabalhou 16 anos como tesoureiro estadual, sempre por reeleição. Ficou conhecido pela maneira amorosa com que procurou tratar os pastores jubilados, bem como a forma com que atendia as viúvas dos jubilados, na época em que a Convenção não dispunha de nenhum fundo previdenciário próprio como existe na atualidade.

Democraticamente, administração conjunta

No dia 1º de maio de 1977, a CIADEP escolheu o Pastor João Barbosa de Macedo para assumir a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Maringá. Através de um sonho e de uma experiência profunda com Deus, o Pai celeste orientou-lhe a aceitar uma missão de grande responsabilidade.

Sua administração, diante da Assembleia de Deus em Maringá, segundo as suas próprias palavras tem como slogan: Administração Conjunta. Uma das provas da prática desse princípio foi o esforço unanime e voluntário dos membros da igreja de cada congregação do campo eclesiástico, na compra do terreno de 3600 m2, ao lado do templo-sede.

Em Maringa, liderou a reconstrução de dezenas de congregações. São projetos viabilizados e marcados pela padronização e pelo conforto. Atualmente, a preocupação volta-se para residências pastorais de seus auxiliares. Recentemente, o cuidado tem sido redobrado com o desejo de construção de salas de aulas para a Escola Bíblica Dominical e Educação Crista.

Em 22 de marco de 1992, pela primeira vez em sua história, a Assembléia
Legislativa do Paraná transferiu-se de Curitiba para o interior do Estado. Mais precisamente, instalou-se no interior do templo sede da Assembléia de Deus em Maringá, em sessão solene, outorgando o Titulo de Cidadão Benemérito do Paraná.

Posteriormente, pastor Macedo recebeu da Câmara Municipal de Maringá o Titulo de Cidadão Honorário. A essas duas honras, o Pr. João Barbosa de Macedo tributou toda a Glória ao seu Senhor, Jesus Cristo. Dividiu com toda a igreja do Senhor a honraria que o levava a ser ainda mais humilde e servo de todos. Num justo reconhecimento, destacou enfaticamente a cooperação da sua querida esposa, Agripina Lisboa de Macedo.

Nenhum comentário: