Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Primeira edição do PAS reúne 8 mil alunos no domingo

Processo de Avaliação Seriada (PAS) garantirá acesso a 20% das vagas dos cursos de graduação da UEM. Para isso, estudantes terão de fazer novas provas em 2010 e 2011

Começa neste domingo (29) a primeira edição do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se de um exame aplicado a alunos do primeiro ano do ensino médio, que será repetido nos próximos dois anos e que, a partir de 2012, garantirá acesso a 20% das vagas dos cursos de graduação da UEM. As 80% restantes serão preenchidas pelo vestibular. A universidade recebeu 8.485 inscrições, a maioria do Paraná e de São Paulo. Os portões abrem às 13h30 e fecham às 13h50. Os candidatos têm até as 19h para resolver a prova.

Os alunos podem consultar o local de prova acessando o Manual do Candidato, neste link. Além de Maringá, as provas serão aplicadas em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama.

O exame tem 40 questões, divididas em três provas: Conhecimentos Gerais (25), Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (10) e Língua Estrangeira (5), além da Redação. Serão cobrados conteúdos do primeiro ano do ensino médio de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Redação, Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática e Química, além de Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês). O programa completo de provas está aqui.

O resultado desta etapa do PAS será divulgado até 10 de fevereiro de 2010.

Sobre o PAS

Este será o primeiro ano do programa na UEM. As outras duas provas (chamadas de Etapa 2 e Etapa 3) acontecerão no fim do segundo e terceiro ano do ensino médio, em 2010 e 2011, respectivamente. A escolha do curso será feita apenas na Etapa 3.

O conteúdo cobrado na prova será relacionado à grade curricular da série em que o aluno estiver matriculado. Essa é uma vantagem em relação ao vestibular tradicional, que cobra conteúdo dos três anos de uma só vez. A nota final de cada candidato será calculada com a primeira prova recebendo peso 1 e as demais, peso 2.

A participação no PAS não desabilita o candidato que queira também fazer o vestibular tradicional. Os concursos são realizados em datas diferentes. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: