Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 14 de novembro de 2009

Olimpíadas Escolares: 17 recordes fecham as disputas de atletismo

Foram estabelecidas novas marcas em salto triplo, lançamento de disco e arremesso de peso, entre outras modalidades. A atração do fim de semana são as finais do vôlei

Dezessete recordes fecharam nesta sexta-feira (13) o torneio de atletismo das Olimpíadas Escolares, em Maringá. Trata-se, segundo a organização do evento, da edição com o maior número de marcas quebradas. Resta agora apenas um esporte em disputa na cidade, o vôlei, cujos jogos decisivos acontecem no sábado (14) e no domingo (15). Em Londrina, que também sedia o evento, terminou nesta sexta o torneio de tênis de mesa. No fim de semana acontecem as finais do basquete.

Foram estabelecidas novas marcas em modalidades como salto triplo, lançamento de disco e arremesso de peso, além de várias provas de velocidade. Um dos recordes é do Paraná: e equipe de revezamento medley, formada por Alison Silva, Lucas Santos, Bruno Oliveira e William Carvalho, estabeleceu o tempo de 1m56s.

Outro destaque são os 100 metros rasos, considerada a principal prova do atletismo. O pernambucano Jonathas Silva, 16 anos, cravou a marca de 10s78. A título de comparação, o recorde brasileiro da prova são de exatos 10s, do medalhista olímpico Robson Caetano.

Seis modalidades tiveram novas marcas estabelecidas tanto no feminino quanto no masculino: salto triplo, lançamento de disco, lançamento de dardo, revezamento medley, e 400 e 800 metros. O atleta Hugo Fernandes, da Escola Reverendo Augusto, em São Paulo, foi o único a quebrar o recorde duas vezes, no lançamento de dardo. Primeiro ele arremessou o objeto a 58,94m, para, mais tarde, atingir 65,87m.

As demais modalidades com recordes foram as seguintes: masculino (3000 metros, salto em altura e arremesso de peso), feminino (heptatlo e salto em distância). As disputas aconteceram desde quarta-feira (11), na pista de atletismo do estádio Willie Davids.

No vôlei, as semifinais acontecem no sábado (14), nos ginásios dos Colégios Marista e Regina Mundi, a partir das 9h e das 14h. No domingo (15), nos mesmos ginásios e horários, acontecem as finais. Para mais informações, acesse o site oficial do evento, que termina no domingo.

Saldo da semana

Os melhores resultados da delegação do Paraná nesta semana foram conquistados no xadrez e no atletismo. Nos tabuleiros, a aluna Cintia Leão, que estuda no Centro Educacional Cianorte (CEC), ficou em primeiro lugar. No masculino, Ivan Gonçalves, que é aluno do Colégio Estadual Benjamin Constant, de Londrina, foi medalha de prata.

Nas pistas, Bárbara Pospsil, de Campo Mourão, levou o ouro no arremesso de peso, lançando o disco a uma distância de 12m01. Outro destaque foi a presença da atleta de salto com vara Fabiana Murer, que é uma das embaixadoras das Olimpíadas Escolares e que está na cidade para estimular a prática do esporte.

No futsal, o colégio carioca Percepção conquistou a medalha de ouro nas categorias masculina e feminina da Divisão Especial. O handebol teve como vencedores os times masculinos do Mato Grosso e de Santa Catarina (este na Primeira Divisão). A organização das Olimpíadas Escolares não utiliza um quadro geral de medalhas, por entender que a competição tem caráter didático.

De acordo com o COB, cerca de 4.100 atletas, técnicos e dirigentes, representando 26 estados e o Distrito Federal, estão participando dos jogos. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: