Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DEM se reúne para pôr fim a racha

“Nós fazemos oposição ao governo Lula e temos como parceiro natural o PSDB. Qualquer outra composição tem que explicar"

Os principais caciques do Democratas no Paraná se reúnem na próxima segunda-feira em Curitiba para tentar pôr fim ao racha desencadeado pela declaração de apoio do presidente estadual da legenda, deputado Abelardo Lupion, a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado nas eleições 2010.

Uma ala formada pelos deputados estaduais e capitaneada pelo ex-ministro e deputado federal Alceni Guerra defende a formação de aliança com tucanos em torno da candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) ao Palácio das Araucárias.
Lupion, que almeja disputar cadeira no Senado, acredita que incentivando o projeto governamental de Dias, está eliminando um forte concorrente.

Na última terça-feira, Alceni encaminhou carta ao presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, ameaçando deixar o partido, caso a cúpula nacional não intervenha no diretório paranaense para conter os ânimos de Lupion. “Tenho certeza que vai prevalecer a posição da maioria absoluta do partido, que defende o apoio ao candidato do PSDB”, comenta Alceni, que informa ainda que Maia pediu mais um prazo para tratar do impasse paranaense. “Ontem, o Rodrigo Maia esteve com os presidentes do PSDB e do PPS e reafirmou o compromisso da aliança nacional”, completa.

Guerra, que é ex-secretário de planejamento Richa, garante que Lupion contrariou decisão da cúpula nacional, que reafirmou, em reunião no último dia 18 em Brasília, o compromisso de caminhar com o PSDB independente de quem seja o candidato a presidência da República (governadores José Serra ou Aécio Neves).

Na avaliação de Guerra, no atual quadro político, Osmar Dias está mais próximo do projeto presidencial do PT, encabeçado pela ministra Dilma Roussef.

Na sessão de ontem da Assembleia, quatro - Nelson Justus, Osmar Bertoldi, Plauto Miró e Durval Amaral – dos cinco representantes do DEM na Casa assinaram manifesto declarando apoio a candidatura do prefeito Beto Richa ao governo. “Nós fazemos oposição ao governo Lula e temos como parceiro natural o PSDB. Qualquer outra composição tem que explicar. E se o PDT estiver com o PT, não há o que convença”, alegou Amaral. Fonte: Bem Paraná, reportagem de Abraão Benício

Nenhum comentário: