Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sustentabilidade - Em Jerusalém, Beto Richa defende mais força para as cidades


Em sua apresentação no painel Cidades do Amanhã, nesta quinta-feira (22), em Israel, prefeito de Curitiba defendeu que uma substantiva parcela dos problemas do planeta será equacionada a partir das cidades

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, defendeu nesta quinta-feira (22), em Jerusalém, que uma substantiva parcela dos problemas do planeta será equacionada a partir das cidades. “As cidades são parte do problema e a promessa de sua solução. É nas concentrações urbanas – onde já vive mais da metade da população mundial – que vamos travar a batalha decisiva contra o aquecimento global, a questão que mais nos aflige no longo prazo”, explicou Richa, em apresentação no painel Cidades do Amanhã, da Conferência Mundial Facing Tomorrow (Enfrentando o Amanhã). Richa foi convidado para o evento pelo presidente de Israel, Shimon Peres.


Também participaram deste painel o ex-governador do Paraná Jaime Lerner e o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat. Iniciado por Peres em 2008, o evento visa investigar as tendências que moldam o futuro e explorar as ações que podem e devem ser realizadas para o aprimoramento do amanhã no mundo. Participam do evento lideranças mundiais e chefes de estado como Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel; Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico; e Jose Maria Aznar, ex-primeiro-ministro da Espanha; além de pensadores, artistas e cientistas.

Em sua apresentação, Richa destacou o planejamento urbano de Curitiba aliado com preservação ambiental. “O maior fator de êxito, estou convencido, foi o engajamento da população na parceria com as autoridades”, disse Richa. “Respeitadas as características locais, qualquer cidade pode promover esta sinergia entre poder público e comunidade, e na maioria das vezes a população é quem vai liderar o processo de mudanças”, completou o prefeito, observando que as políticas locais de sustentabilidade terão alcance limitado se não contemplarem melhores indicadores de desenvolvimento humano. “Especialmente quando estamos falando de cidades de países emergentes, como é o caso do Brasil, e mais ainda quando se trata de nações pobres. Em Curitiba, decidimos priorizar educação, saúde, habitação e a infraestrutura viária dos bairros mais carentes”, afirmou.

O transporte público de Curitiba também foi citado por Richa como um modelo que contribuiu para ordenar o crescimento da cidade. “Incentivando as vocações socioeconômicas dos bairros e preenchendo os vazios urbanos”, afirmou Richa, lembrando que recentemente foi criado um novo eixo de transporte, a Linha Verde. “Por onde circulam ônibus movidos 100% a biocombustível, iniciativa pioneira na América Latina que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes”, observou;

Para o prefeito de Curitiba, o futuro do transporte público da cidade está na integração entre o ônibus e o metrô, cujos projetos de engenharia e estudos de impacto ecológico já foram iniciados.

Richa também destacou a política de preservação do meio ambiente adotada em Curitiba. “Essa filosofia de gestão resultou na formação de 77 milhões de metros quadrados de áreas verdes, equivalentes a 18% da superfície do município, de 430 quilômetros quadrados”, disse. Essas reservas, somadas às árvores das vias públicas, garantem a Curitiba 51 metros quadrados de área verde por habitante.

O prefeito de Curitiba citou ainda a execução de um inventário de sumidouros de gás carbônico (CO2), já concluído. Trata-se de um levantamento da quantidade de carbono fixado pela vegetação urbana, que apontou que as florestas de Curitiba retiraram da atmosfera 4,25 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

“O plano prevê também a contratação do inventário de emissões de gases de efeito estufa e um estudo de vulnerabilidades, com a elaboração de modelos climáticos específicos para Curitiba num horizonte até o ano 2100”, explicou Richa. A partir desses estudos, será concebido o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, que vai ser previamente debatido com a população.

Na próxima segunda-feira (26), o prefeito de Curitiba irá a Beirute para um encontro com o general Michel Suleiman, presidente do Líbano. Em seguida, Richa visitará o Parlamento Libanês, onde terá uma audiência com o presidente do parlamento, Nabih Berri. Na terça-feira (27), o prefeitto encontrará o primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri. Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Curitiba

Nenhum comentário: