Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Com ventos de 115 km/h, Maringá tem o pior temporal do ano

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, pelo menos 35 árvores caíram na cidade

Avaliação é do secretário de Serviços Públicos, Vagner Mússio. Temporal derrubou dezenas de árvores, provocou queda de energia e destelhou pelo menos uma casa. Houve alagamentos em diversos pontos da cidade

Um forte temporal na madrugada desta quinta-feira (15) derrubou árvores, deixou bairros sem energia elétrica e destelhou pelo menos uma casa em Maringá. A estação meteorológica do Aeroporto Silvio Name Junior registrou ventos de 115 km/h. Na avaliação do secretário de Serviços Públicos, Vagner Mússio, este foi o pior temporal do ano na cidade. A Copel informa que 7,5 mil residências permaneciam sem luz elétrica até às 8h50. Cerca de 300 homens do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da própria Secretaria de Serviços Públicos, além de 56 da Copel, trabalham para amenizar os estragos causados pela chuva.

A casa destelhada fica no bairro Jardim Aclimação. Ninguém se feriu durante o acidente. Há alagamentos em muitos pontos da cidade. A situação mais crítica é do Jardim Ibirapuera, nas proximidades das obras do Contorno Norte. Mússio informa que, até as 9h, havia a confirmação da queda de 35 árvores. "Este número pode subir - subir e muito. A notificação das quedas é feita pelas pessoas que estão em campo. Atualizamos as informações a cada meia hora", diz. Não há registros de árvores que tenham caído sobre casas ou carros.

O temporal provocou também corte no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos da cidade, o que causou o desligamento de semáforos, como na Juscelino Kubitschek. Árvores caídas sobre o asfalto interromperam o fluxo em partes da própria JK e também em trechos da Avenida Cerro Azul. Por meio da assessoria de imprensa, a Copel informa que 93 mil residências ficaram sem luz em algum momento da madrugada - 7,5 mil das quais permanecem nessa condição. Segundo a empresa, não há previsão para o restabelecimento do serviço. A companhia também não soube informar em que bairros ficam as casas atingidas.

O temporal começou a 1h desta madrugada. O Instituto Tecnológico Simepar informa que os ventos na cidade variaram entre 65 km/h (região Norte) e 76 km/h (região Sul). Para esta quinta há previsão de chuvas durante todo o dia, com possibilidade de ventos fortes.

Duas mil casas destelhadas e uma morte em Santa Helena

Aproximadamente duas mil residências foram danificadas em 12 cidades das regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Centro-Sul do Paraná entre a noite de quarta-feira (14) e a madrugada desta quinta-feira (15) por conta de fortes chuvas que atingiram a região. De acordo com balanço preliminar da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, uma pessoa morreu e outras 27 ficaram feridas por conta dos estragos provocados pelo mau tempo.

No município de Santa Helena, um carro foi atingido por uma árvore que caiu por causa dos ventos. O motorista do veículo morreu e um ocupante ficou ferido. Até as 8 horas desta quinta, a Defesa Civil não sabia informar o estado de saúde do sobrevivente. Somente no município de 24 mil habitantes, cerca de duas mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Os temporais causaram estragos ainda em municípios como Cascavel, Matelândia, Iguatu, Palotina, Ampére, Diamante do Oeste e Três Barras do Paraná.Fonte: Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: