Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 25 de outubro de 2009

Beto Richa propõe o resgate da aliança partidária das eleições de 2008


Em entrevista por telefone à rádio CBN Cascavel, nesta sexta-feira (23), prefeito de Curitiba defendeu um amplo diálogo entre os partidos que caminharam juntos no ano passado para a construção de um projeto de desenvolvimento para o Paraná

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, propôs nesta sexta-feira (23), em entrevista à rádio CBN Cascavel, o resgate da ampla aliança partidária construída nas últimas eleições. “Sempre defendi a união e a aliança dos partidos que caminharam juntos nas últimas eleições. Sempre inclui, nessa nossa intenção, o partido do senador Osmar Dias, o PDT”, afirmou o prefeito, que concedeu a entrevista por telefone diretamente do Oriente Médio, onde participa da Conferência Mundial Facing Tomorrow, a convite do presidente de Israel, Shimon Peres.

A manifestação do prefeito de Curitiba foi uma resposta ao questionamento em torno da aliança nacional PT-PMDB, oficializada na última terça-feira (20), em Brasília, entre os líderes dos dois partidos. Para Richa, é possível a união do PSDB com o PDT visando a construção de um nome forte para candidato a governador do Paraná nas eleições 2010 e de um projeto de desenvolvimento econômico e social para o Estado.

“Acho que é possível essa união de todos, haja vista que existe o respeito, a consideração, um trabalho conjunto dessas lideranças desses partidos. Acho que é plenamente possível ter um entendimento mais a frente”, disse Richa. Na visão do prefeito, cada partido deve trabalhar seus candidatos de forma independente. “E mais a frente podemos escolher dentro da aliança aquele que reúna as melhores condições para ser o candidato a governador”, afirmou.

Para Beto Richa, mais importante que falar em nomes “é construir juntos um bom projeto de desenvolvimento econômico e social para apresentar a todos os paranaenses na campanha eleitoral”.

CONFERÊNCIA MUNDIAL

Na entrevista, o prefeito de Curitiba abordou também sua participação na Conferência Mundial Facing Tomorrow (Enfrentando o Amanhã), promovida esta semana em Jerusalém, Israel. “Vim participar de uma Conferência Mundial sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, onde pude mostrar as boas práticas e experiências de Curitiba nesta área. Hoje, o mundo inteiro está preocupado com as mudanças climáticas e com a melhoria necessária das condições ambientais”, disse Richa. “Em Curitiba, nessa área ambiental, há muitos anos intensificamos as boas práticas de desenvolvimento sustentável e, consequentemente, a preservação ambiental”, afirmou o prefeito, que na última quinta-feira (22) fez sua apresentação no painel Cidades do Amanhã.

“Ontem, tivemos um bom painel, com a presença inclusive do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, do prefeito de Jerusalém, Nir Barkat. No painel, houve a apresentação de um carro elétrico – hoje um dos maiores problemas são as grandes frotas de veículos, que emitem gases poluentes”, disse Richa, que em seu discurso destacou a importância dos municípios na solução de vários problemas. “Como prefeito de Curitiba, firmei a convicção de que uma substantiva parcela dos problemas do planeta será equacionada a partir das cidades em que vivemos.”

“Tivemos uma boa participação em Israel e fizemos contatos importantes para a nossa cidade, além de expor positivamente a cidade de Curitiba para o resto do mundo e conhecer experiências exitosas de outras cidades mundo afora”, considerou o prefeito, destacando a aproximação com o prefeito de Jerusalém. “O prefeito Nir Barkat é um empresário ligado à área de software. Apresentei para ele os programas da cidade de Curitiba, onde implantamos o Tecnoparque, com mais de uma centena de empresas nacionais e multinacionais se instalando na cidade e a projeção de gerar até o ano que vem quase 20 mil empregos para a nossa população”, concluiu Richa. Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Curitiba

Nenhum comentário: