Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Requião anuncia transformação de faculdade de Palmas em instituto federal

Segundo governador, ideia é que o governo do estado adquira o terreno da Facipal e ceda a propriedade ao governo federal, para o estabelecimento de um novo campus do IFPR. Ainda não foi definido prazo para a concretização do processo

O campus das Faculdades Integradas Católicas de Palmas (Facipal), na região Sul do Paraná, será transformado na mais nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), por meio de uma parceria do governo estadual e do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (15) pelo governador Roberto Requião (PMDB), durante a reunião da Escola de Governo. Ainda não foi definido o prazo para a concretização da mudança.

De acordo com Requião, a ideia é que o governo do estado adquira o terreno da Facipal e ceda a propriedade ao governo federal para que a nova instituição pública seja estabelecida. “Ainda precisamos fazer consultas ao Tribunal de Contas para concretizar a mudança”, disse. O processo é semelhante ao que foi feito com o campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2005, lembrou Carlos Moreira, secretário-chefe de gabinete do governador e ex-reitor da UFPR.

Conforme dados apresentados por Moreira, o campus da Facipal, localizado no centro de Palmas, tem uma área de 70 hectares, dos quais 17 mil metros quadrados são de área construída. “O imóvel será adquirido totalmente equipado”, disse. Segundo avaliação preliminar do governo estadual, o valor estimado dos equipamentos já instalados chegaria a R$ 20 milhões.

Para a “federalização” da faculdade, será necessário abrir 60 vagas para docentes e 30 para servidores. Com isso, todos os cursos e todos os alunos que lá estudam poderiam ser mantidos, sem prejuízos, afirmou Moreira.

Requião afirmou que o processo já foi discutido e acordado com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O governador ressaltou ainda que seria muito mais difícil construir um novo imóvel e fazer a compra de equipamentos, uma vez que seria necessária a abertura de uma concorrência pública.

O IFPR foi criado em 2008 a partir da transformação da antiga Escola Técnica da UFPR (ETUFPR) em instituição independente. Atualmente conta com unidades em Curitiba, Paranaguá, Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Londrina.

Iesde/Vizivali
Ainda na Escola de Governo desta terça, o secretário-chefe de gabinete do governador, explicou como se dará o processo de diplomação dos cerca de 35 mil professores que concluíram o curso de graduação Normal Superior oferecido pelo Instituto Educacional e Sistema de Ensino (Iesde) e pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). O curso funcionou de 2002 a 2006 e prometia um diploma de licenciatura com habilitação em educação infantil, mas nunca foi validado.

Segundo Moreira, os estudantes prejudicados passarão por um exame para cursar um semestre de um curso à distância oferecido pelo IFPR. “Após um total de 310 horas de aulas, durante um semestre, receberão um diploma de Pedagogia, não mais normal superior, com reconhecimento federal”, garantiu. A previsão é que o processo seletivo ocorra no dia 22 de novembro e as aulas sejam realizadas no primeiro semestre de 2010. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: