Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quinze presas do 9º DP de Curitiba fogem na madrugada

las levaram a arma do carcereiro. OAB-PR já havia alertado sobre os problemas no distrito

Quinze mulheres detidas no 9º Distrito Policial, no Santa Quitéria, em Curitiba, fugiram durante a madrugada de ontem. A carceragem é exclusiva para mulheres. As presas fugitivas teriam conseguido tomar uma arma calibre 40 do carcereiro e escaparam. Até o fim da tarde nove delas foram recapturadas. A fuga aconteceu às 2h40, conforme informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Segundo o carcereiro, as presas o chamaram na madrugada alegando que uma delas estava passando mal. Ele se aproximou da cela, mas disse que não poderia abrir a cela. Mas um grupo de cerca de 20 mulheres em outra cela tinha conseguido entortar uma barra de ferro e o esperavam em tocaia.
Elas conseguiram pegar a arma dele e fugiram por uma porta lateral levando também uma escopeta do Distrito. A outra carcereira que estava no plantão ouviu o tumulto e disparou alguns tiros evitando que mais mulheres fugissem. Ninguém se feriu. A escopeta foi recuperada.


Assim como as delegacias que abrigam os homens, a carceragem do 9º DP estava superlotada. Eram 65 as presas na madrugada de ontem. No dia 31 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná (OAB-PR), impetrou um habeas-corpus para 18 detentas, pedindo que fossem transferidas ou então soltas.

Conforme a OAB na sua ação, esta era a última alternativa, visto que em vistorias realizadas pela Comissão de Direitos Humanos da instituição já haviam sido relatadas as condições em que se encontrava a carceragem e nenhuma atitude foi tomada pela Sesp. Segundo a comissão, as detentas estavam recolhidas em uma cela com capacidade máxima para 16 pessoas mas que, no dia 24 de agosto de 2009, abrigava 66 mulheres.
Latrocínio — O dono de uma lanchonete na Avenida Kennedy, na Vila Guaíra, morreu durante um assalto na noite de sábado. Ele levou três tiros que o atingiram nas costas e nas pernas. Os assaltantes levaram R$ 300. O latrocínio aconteceu por volta das 21h37.

Atropelamento — Três pessoas foram atropeladas no meio da tarde de ontem na Vila Fanny. Uma delas morreu. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 16h15, um veículo vinha pelo perímetro urbano da BR-476, quando passou por um cruzamento com semáforo aberto para ele. Uma pedestre cruzava o local naquele momento. O motorista freou, mas acabou atingindo outras duas que aguardavam a passagem, além de outra na via. O caso foi para a Delegacia de Delitos de Trânsito. Fonte: Bem Paraná

2 comentários:

Lari Deveras disse...

Faço trabalho de evangelismo no 9o distrito às quintas-feiras. Muitas dessas mulheres se mostram interessadas em mudar de vida e crêem que somente Deus pode ajudá-las. Essas mesmas, têm crido que, no tempo certo, sairão de lá.
É muito triste ler uma notícia como esta e saber que, provavelmente, todas paguem pelo erro que algumas cometeram.
Não importa o que elas tenham feito, o motivo pelo qual estejam ali; são seres humanos criados e amados por Deus e têm sim, ainda que a sociedade desacredite, como se recuperar.

RÉPLICAS DE PINTURAS FAMOSAS disse...

Minha irmã está presa lá, ela sempre deu problemas para minha familia,
Ela foi presa por tráfico de drogas. Ela está dizendo que está com Deus e tal. Mas acreditamos que isto é um jogo teatral dela e queremos que ela fique lá um bom tempo para pagar todo mal que fez.