Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 26 de setembro de 2009

Nova unidade nuclear é "duro golpe" para Ocidente, diz presidente do Irã

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, estimou neste sábado que o anúncio da construção, por Teerã, de uma nova instalação de enriquecimento de urânio constitui um "duro golpe" para as potências ocidentais, segundo a agência de imprensa Ilna.

"Este caso tomou tais proporções que agora pensamos que os ocidentais lamentam ter falado dele", disse Ahmadinejad à imprensa do Irã após voltar de Nova York, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Poderão continuar utilizando este assunto [contra o Irã] através dos meios de comunicação, mas isto constitui um duro golpe contra sua própria arrogância", declarou o presidente iraniano em referência aos Estados Unidos e a outras potências ocidentais.

Por outro lado, Ahmadinejad sustentou que o presidente americano Barack Obama, em seu discurso nas Nações Unidas, "admitiu os erros cometidos pelas administrações americanas anteriores".

"Obama expressou as críticas que o Irã formula há 30 anos contra a ação da administração americana e isto é um acontecimento histórico", acrescentou.

Irã assegurou neste sábado que a segunda planta nuclear seria colocada sob supervisão da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), com a qual deve fixar uma data para uma visita de inspeção. Fonte: France Presse, em Teerã

Nenhum comentário: