Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Detento é morto na Penitenciária Estadual de Maringá; no sábado dois presos fugiram

Presidiário de 25 anos, que cumpria pena por três crimes, não tinha bom relacionamento com colegas e foi morto por companheiro de cela. Os internos que escaparam foram recapturados meia hora depois, pelos próprios agentes penitenciários

Um detento foi morto por um companheiro de cela na madrugada desta segunda-feira (28) na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), que fica no limite entre os municípios de Maringá e Paiçandu, no Noroeste do Estado. De acordo com nota oficial assinada pelo diretor da penitenciária, Eduardo Krevieski, o presidiário Kelpis Rodrigues Macario foi assassinado por Washington Prezencé de Oliveira, 23 anos, depois que ambos "entraram em luta corporal". Os demais ocupantes da cela foram isolados e aguardam a conclusão das investigações.


Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda (28), Krevieski disse que Macario não tinha bom relacionamento na penitenciária e que passava a primeira noite na cela onde ocorreu o crime. Não há como afirmar a causa da morte, embora sejam consideradas as hipóteses de asfixia e estrangulamento. Macario, 25 anos, cumpria pena por tráfico de drogas, furto e roubo. Oliveira, 23 anos, estava preso por tráfico de drogas. O crime ocorreu por volta da meia-noite.

A vítima não tinha bom relacionamento com os colegas de penitenciária, diz o diretor da PEM

Uma guarda que fica próxima às celas é a responsável pela segurança da penitenciária. De acordo com Krevieski, contudo, não houve condições de impedir o homicídio, pois a ação foi rápida e os outros ocupantes da cela não a teriam percebido.

O Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística compareceram à penitenciária na manhã desta segunda. O pai da vítima também esteve no local, onde foi ouvido por Krevieski.

O pai da vítima, que preferiu não se identificar, disse que o filho tinha uma dívida de drogas que era vendida dentro da própria PEM. "Existe todo um esquema dentro das celas. Como meu filho não conseguiu pagar o que devia acabaram matando ele", disse.

Durante o enterro do filho nesta segunda, em Sarandi, o pai afirmou que vai fazer uma denúncia no Ministério Público contra a PEM. "Vou fazer isso porque existe conivência dos agentes. O tráfico de drogas dentro do presídio é maior do que acontece do lado de fora", apontou.

A assessoria de Secretaria de Justiça (Seju) disse que a Polícia Civil está investigando o caso. A coordenação da Pastoral Carcerária preferiu não se manifestar, pois não teria tomado conhecimento total do caso.

Fuga

Neste sábado (26) ocorreu outro incidente na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM): dois presos fugiram usando uma teresa - corda feita com lençois. Os fugitivos deixaram a penitenciária acessando o telhado, mas foram recapturados meia hora mais tarde, pelos próprios agentes.

Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) tem 60 celas, com capacidade para seis presos cada, totalizando 360 vagas. Ela foi construída em 1996. Fonte: Gazeta do Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Luciano, lendo a reportagem que voce postou, sobre fuga e morte de um preso no interior da PEM,não consegui entender a resposta do DEPEN, Eles tiveram coragem de responder isso?